QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

domingo, 13 de janeiro de 2013

Morre aos 75 anos ex-prefeito de Angra dos Reis


Multidão acompanha enterro de ex-prefeito

Faleceu na tarde de sexta-feira (11), em um hospital no Rio de Janeiro, o ex-prefeito de Angra dos Reis João Luiz Gibrail Rocha, aos 75 anos, devido a complicações respiratórias. Seu corpo foi velado por amigos e familiares durante todo o dia de ontem (12) no hall de entrada do Palácio Raul Pompéia, sede do Poder Executivo municipal. Diversas autoridades e pessoas ligadas à política angrense foram prestar sua última homenagem ao ex-prefeito. Às 16h, cerca de três mil pessoas acompanharam o cortejo que levou o corpo do ex-prefeito ao cemitério da Ordem Terceira do Carmo.
Empresário da construção civil, João Luiz foi o último prefeito indicado pelos militares durante a ditadura, governando entre setembro de 1983 e dezembro de 1985. Ele foi um dos principais responsáveis na transição da ditadura para a democracia em Angra dos Reis, fazendo com que o município deixasse de ser considerado área de segurança nacional pelos militares. Com isso, os moradores da cidade voltaram a escolher o prefeito e os vereadores através de eleições diretas.
- O governo do ex-prefeito João Luiz Gibrail Rocha teve muita importância para Angra dos Reis. Ele deixou uma história nessa cidade. Foi muito importante para as pessoas que viviam a política naquele período. Ele era um político versátil e sabia se relacionar com diferentes tipos de pessoas. Tinha a confiança dos militares e era atencioso com o povo. Além disso, promoveu o resgate cultural da história de nossa cidade, principalmente com a compra do prédio onde funciona a atual da Casa da Cultura, que foi inaugurada ainda no seu governo. Aprendi com ele a viver a política sem esquecer de valorizar e estar presente com a minha família. Enfim, João Luiz foi o marco da transição entre a ditadura e a democracia em Angra. - disse a prefeita Conceição Rabha, no velório do ex-prefeito João Luiz.
O deputado Federal e ex-prefeito de Angra, Luiz Sérgio, também prestou sua última homenagem a João Luiz.
- Para mim ele foi a ponte que proporcionou a volta da democracia em nossa cidade. Ele fez muito bem o trabalho de transição no fim da ditadura. Com ele o movimento popular e cultural voltou a participar da política angrense. Sua marca era a simplicidade. Do mesmo jeito que ele falava com um almirante ele tratava uma pessoa comum. Por isso todos gostavam dele - afirmou o deputado Luiz Sérgio.
O presidente da Câmara Municipal de Angra, vereador Jorge Eduardo Mascote, é outra autoridade que acompanhou o velório e o enterro do ex-prefeito.
- Eu sou uma pessoa que sempre admirou o ex-prefeito João Luiz, não somente por suas realizações, mas também por ter sido uma pessoa que sabia como ninguém lidar com as pessoas. Ele era querido pelos servidores públicos e por toda a população. Angra perdeu um dos seus grandes líderes - disse Jorge Eduardo.

Angra perde um de seus mais ilustres moradores. O ex-prefeito, João Luiz Gibrail Rocha. Seu falecimento ocorrido no último dia 11 no Rio de Janeiro devido a complicações respiratórias., deixa uma lacuna na história angrense. Seu corpo foi velado por amigos e familiares durante todo o sábado (12) no hall de entrada do Palácio Raul Pompéia, sede do Poder Executivo municipal. Às 16 horas, cerca de três mil pessoas acompanharam o cortejo que levou o corpo do ex-prefeito ao cemitério da Ordem Terceira do Carmo.
- Ele foi, sem dúvidas, uma peça importante na história de nossa cidade. Um político e um ser humano ímpar e vai deixar saudades - disse Leandro Silva durante o velório

Fonte:Diário do Vale

Nenhum comentário: