QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Casos de dengue avançam em Angra, cidade entra em estado de epidemia

Já são 950 casos da doença notificados e outros 87 confirmados 
O aumento nos números de notificações de casos suspeitos de dengue em Angra dos Reis, confirmados na semana passada pela secretaria municipal de Saúde, colocam a cidade em estado de epidemia da doença, segundo os critérios do Ministério da Saúde. Até o dia 26 de fevereiro eram 950 casos notificados, dos quais 87 confirmados. 724 ocorrências estão em investigação e outras 139 já descartadas. Nenhum óbito foi registrado até o momento. O número alto de casos suspeitos, no entanto, já obrigou a secretaria municipal de Saúde a tomar medidas de emergência para conter o avanço da doença.

A equipe da Vigilância Ambiental está realizando ações de prevenção e combate à dengue desde o dia 2 de janeiro, inclusive durante os finais de semana e feriados. Destaca-se o trabalho de bloqueio em todo o território de Angra. Nesse bloqueio, os agentes realizam um trabalho intensificado de remoção de focos de reprodução do mosquito transmissor da doença nas redondezas das residências dos moradores que tiveram os casos confirmados.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Carlos Vasconcellos, adiantou ainda que, em caso de agravamento no número de casos, podem ser montadas novas unidades de hidratação. Uma já está funcionando na UPA da Japuíba. Ele destacou ainda que os casos deste Verão são indícios de que houve falha na prevenção à doença nos últimos meses do ano passado.

— É visível que houve um descuido. Tanto do Governo como da população. A dengue precisa ser combatida todos os dias e a participação da população é muito importante. Os problemas com a coleta de lixo no final do ano passado também agravaram a situação — explicou o médico.

Em todo o município, a região que mais preocupa é o segundo distrito, especificamente o trecho que vai desde o Parque Belém até o Areal. Está ali a maior parte das notificações (385). Logo em seguida vem o terceiro distrito, região que vai desde o Camorim até a Garatucaia, com 137 notificações.

Os agentes também estão realizando visitas domiciliares, fumacê, borrifação e retirada de entulhos, em parceria com a subsecretaria de Serviço Público, além da vedação de caixas d’água, em parceria com a Defesa Civil. Quem souber de locais que estejam sendo focos do mosquito, deve ligar para o Disk Dengue, através do telefone (24) 3377-7808.

Também será realizada, durante todo o mês de março, uma grande operação de limpeza, com apoio da Eletronuclear.

Nenhum comentário: