QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Período de defeso da sardinha termina

Angra dos Reis atualmente é uma das melhores áreas para a pesca desse pescado no país

Será liberada na madrugada de sábado, 16, a pesca da sardinha na Baía da Ilha Grande. O defeso do pescado, que teve início no dia 1º de novembro de 2012, serve para a reprodução da espécie responsável por grande parte do lucro dos pescadores da cidade. De acordo com Júlio Magno, secretário municipal de Aquicultura e Pesca, ano passado foram pescadas 24,574 mil toneladas de sardinha.

— Ano passado os nossos pescadores conseguiram capturar mais de 24,5 mil toneladas de sardinha. Em 2011, o número foi de 23,9 mil toneladas. O período de defeso é importante para a reprodução da espécie e coloca Angra como uma das maiores produtoras deste pescado no país. Este número poderia ser maior, uma vez que recebemos informações de que grandes embarcações ficam à beira da baía capturando o pescado. Estes barcos, que em sua maioria são de Itajaí, pescam a nossa sardinha, mas não a pesam em Angra — comentou Júlio Magno.

Ainda de acordo com o secretário, vários pescadores conseguiram no período de proibição da pesca da sardinha, a liberação para a captura da Cavalinha.

— Nossos pescadores conseguiram a liberação para a pesca da Cavalinha, através de uma licença especial, e com isso passaram a comercializar esta espécie no período em que a pesca da sardinha é proibida — ressaltou.

A pesca da sardinha está liberada até o dia 15 de junho, quando um novo período de defeso da sardinha entrará em vigor até o dia 31 de julho. No dia 1º de março, começa o defeso do camarão e este segue até 31 de maio. Segundo dados da secretaria de Aquicultura e Pesca, no ano de 2012 foram pescadas 187 toneladas do crustáceo, contra 112 toneladas capturadas em 2011. A expectativa é que em 2013 novos recordes sejam quebrados na pesca da sardinha e do camarão.

Um comentário:

Anônimo disse...

Engraçado disso tudo, peixe em angra dos reis é um dos mais caros do brasil, vá entender, em lugares q não temos praia, peixe é mais barato q em angra. vergonhoso!