QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

segunda-feira, 11 de março de 2013

Angra adere ao Pacto Nacional de Alfabetização

Programa federal vai concluir a alfabetização de crianças até a terceira série do ensino fundamental 
A secretaria municipal de Educação de Angra dos Reis dará início na próxima quarta-feira, 13, às 18h, no Colégio Naval, às atividades do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O município aderiu ao Programa, que faz parte das ações do Ministério da Educação (MEC), a fim de assegurar que os alunos de rede pública de ensino aprendam a ler, a escrever e adquirir noções de matemática até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

As ações do Pacto são um conjunto de programas, matérias e referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizados pelo MEC e que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.

Segundo a coordenadora do Pacto em Angra dos Reis, Débora Júdice, os encontros com os professores alfabetizadores serão conduzidos por Orientadores de Estudo, que são professores das redes públicas que farão curso específico ministrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com 200 horas de duração por ano.

O MEC se encarregará de ajudar na formação de professores, gestão escolar e na produção de recursos didáticos específicos para a alfabetização. Segundo Débora Júdice, o curso será presencial e com duração de dois anos, com carga horária de 120 horas por ano.

— Os professores receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 200 e um certificado de 120 horas de aula de Língua Portuguesa para este ano e em 2014 com o módulo de matemática — disse Débora.

O Governo Federal também disponibilizará livros didáticos, obras literárias, jogos pedagógicos de apoio à alfabetização, além de novos conteúdos para as séries iniciais. Ao final de cada ano do curso, o próprio Ministério fará uma avaliação com os alunos do 2º ano (Provinha Brasil) e do 3º ano (Provinha ABC), visando aferir o nível de alfabetização alcançado, o que possibilitará às redes programarem medidas corretivas, se necessário.

Para saber mais, acesse o site pacto.mec.gov.br

3 comentários:

Anônimo disse...

Ha alguns absurdos no governo da conceicao,foi colocado na RA de mambucaba uma administradora chamda jussara,que e estress puro,nao entende nada do servico e fica persegujndo quem entende,quando nao persegue o pessoal da matos teixeira,persegue o pessoal da PMAR ou os assessores dos vereadores

Anônimo disse...

cade o site da prefeitura ,hoje é dia 15/03/2013,dia de boletim oficial,cade a transparencia,ja são 48horas ausente na internet.

Anônimo disse...

tomar pq ta vergonhoso a situaçao das escolas de angra!