QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Hemonúcleo de Angra dos Reis, RJ, está com seu estoque 70% abaixo do ideal

Unidade precisa de todos os tipos de sangue, mas principalmente O.Proximidade do verão preocupa, pois aumenta número de acidentes.
O hemonúcleo de Angra dos Reis (RJ) precisa de doações de todos os tipos de sangue, mas principalmente do O. Neste mês de dezembro de 2013, o estoque está 70% abaixo do que seria o necessário para a época. Cortada pela BR-101, a Rio-Santos, a Costa Verde recebe um grande número de turistas e pessoas que têm casas de veraneio durante a alta temporada. Com o maior movimento nas estradas, a quantidade de acidentes também aumenta e, consequentemente, cresce a demanda por sangue.
A enfermeira responsável pela captação de doadores explica que dificilmente o sangue sobra. A necessidade é grande em toda a rede de saúde. "Para não haver descarte, a gente distribui para as redes do estado. Normalmente vai para o Rio de Janeiro, para o Into [Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad], para o próprio Hemorio, para os grandes centros que têm essa necessidade, às vezes adiam uma cirurgia porque não têm sangue", explicou Edna Kaizer.
O Centro de Hemoterapia é responsável por atender outras cidades do estado, como Mangaratiba, Paraty e Rio Claro. A unidade funciona anexo à Santa Casa, na Rua Manoel do Rosário, nº 67, Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h30 às 16h. O telefone de contato é o (24) 3377-6133.

Nenhum comentário: