QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Americana atacada por chimpanzé exibe rosto após transplante

Arquivo Pessoal/Reuters

Charla diz que vai poder beijar amigos novamente


1. Charla Nash antes do ataque; 2. Charla Nash depois de ter sido atacada; 3. Charla Nash após o transplanteA norte-americana Charla Nash, de 57 anos, que teve de passar por um transplante completo de rosto após sofrer graves ferimentos por causa de um ataque de chimpanzé em 2009, revelou sua nova face nesta quinta-feira (11).
Charla, que foi fotografada no Hospital para Mulheres de Boston, recebeu pele, nariz e lábios novos. Em um comunicado, ela comemorou o resultado da cirurgia, realizada em maio deste ano.
– Eu vou poder cheirar. Eu vou poder comer normalmente. Eu não vou mais estar desfigurada. Eu vou ter lábios e vou poder falar claramente de novo. Eu vou poder beijar e abraçar as pessoas que eu amo.
A paciente ficou ferida depois que um chimpanzé de 91 kg que pertencia a um amigo a atacou. Ela perdeu mãos, lábios, nariz e os olhos, o que a deixou cega e desfigurada. O animal foi morto a tiros pela polícia.
O transplante completo de rosto, que demorou 20 horas, foi o terceiro procedimento desse tipo realizado nos Estados Unidos. O primeiro transplante completo de rosto foi realizado na Espanha em 2010.
Ela também passou por um transplante de mãos, mas os membros tiveram de ser retirados em razão de complicações. É possível tentar o procedimento novamente, se houver um doador.

Nenhum comentário: