QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

sábado, 13 de agosto de 2011

Historiador diz que 'brancos viraram negros' e causa polêmica


Portal Terra
O historiador britânico David Starkey provocou polêmica durante um debate no programa "Newsnight", do canal de televisão BBC, sobre os distúrbios violentos na Inglaterra. Starkey afirmou que "os brancos se tornaram negros" nos tumultos ocorridos em Londres e outras cidades inglesas na última semana.
Segundo o jornal online Mirror, David Starkey falou sobre uma "profunda mudança cultural", e citou o discurso do político britânico Enoch Powell, "Rios de Sangue", de 1968, no qual criticava a imigração de pessoas vindas de antigas colônias britânicas. O historiador disse: "A profecia dele estava absolutamente certa em um sentido. O (rio) Tibre não espumou com sangue, mas chamas queimaram, cobrindo Tottenham e Clapham. Mas não foi violência entre comunidades. Aí é onde ele estava completamente errado".
David Starkey se dirigiu a outro convidado, Owen Jones - autor do livro Chavs: the Demonisation of the Working Classes (sem versão em português) - e disse: "O que aconteceu é que grande parte dos 'chavs' (jovens britânicos violentos) sobre os quais você escreveu se tornaram negros. Os brancos se tornaram negros. Um tipo particular de cultura de gângster niilista, violenta e destrutiva virou moda, e negro e branco, masculino e feminino, operam nessa linguagem juntos".
"Não é cor da pele, é cultural", disse o historiador. "Veja David Lammy (representante de Tottenham no Parlamento), o arquétipo de um homem negro de sucesso. Se você virasse a câmera de forma que você só pudesse ouvi-lo como no rádio, você pensaria que ele é branco", afirmou David Starkey.
Os argumentos de Starkey foram contestados por participantes do debate, como a escritora e conselheira educacional Dreda Say Mitchell. "Comunidades negras não são grupos homogêneos", disse ela. "Precisamos parar de falar em 'nós' e 'eles'", afirmou Mitchell. As afirmações do historiador também provocaram reações na internet, principalmente entre usuários do Twitter que acompanhavam o programa.
Fonte:jb.com.br

Nenhum comentário: