QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Paulo Mattos participa de sessão na Câmara

10/08/2011 - Por SGD.SC

Foto: Anderson Tavares
Paulo Mattos presta esclarecim​entos na Câmara sobre show de Gal Costa
O presidente da Cultuar falou sobre o processo administrativo do show de Gal Costa e sobre novos projetos 
 O presidente da Fundação Cultural de Angra, Paulo Mattos, foi elogiado por todos os vereadores, inclusive os considerados  de oposição ao governo municipal, como Lia, Cordeiro e Ilson Peixoto, pela atitude considerada por todos como “ inédita e digna de um homem público”, ao comparecer espontaneamente à Câmara Municipal e prestar todos os esclarecimentos possíveis sobre o processo, que corre em segredo de justiça, onde o Ministério Público Federal, através de denúncia anônima, questiona os valores pagos ao show de Gal Costa, no XV Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande.
 Além dos vereadores, o presidente da Cultuar recebeu o apoio incondicional do Conselho Municipal de Cultura. A presidente Glória Ribeiro foi até a tribuna da Câmara para falar das conquistas do movimento cultural na gestão e da confiança depositada no atual presidente . Diversos conselheiros municipais também se encontravam na plateia, em apoio. Antes de comparecer à Câmara, Paulo Mattos também prestou esclarecimento à imprensa e ao conselho de cultura.
 A ida à Câmara Municipal foi em cumprimento ao que havia prometido em entrevista coletiva à imprensa, logo após o encerramento do festival, em julho: que assim que acabasse o recesso parlamentar, iria prestar esclarecimentos aos vereadores, e assim o fez, na primeira oportunidade surgida.
 Após as explicações de Paulo Mattos, todos os vereadores  presentes fizeram questão de elogiar seu procedimento. O vereador José Maria, ao falar da gestão do atual presidente, afirmou que a atuação da  Cultuar pode ser medida como “antes e depois de Paulo Mattos”, sendo apoiado pelos demais presentes: presidente José Antônio, Parente, Amílcar, Ricardo Dutra, Leandro, Jorge Eduardo e  Aguilar, além dos vereadores de oposição.
 O presidente da Cultuar enfatizou em todo o tempo de sua fala que se ofereceu para ir ao plenário da Câmara, porque considera este o mais importante e legítimo poder municipal. Além de esclarecer dúvidas do processo em andamento, fez questão de falar sobre “coisas boas,  que são todos os projetos da Cultuar em andamento”. Anunciou, para dentro de poucos dias, a inauguração do projeto Cinema nos Bairros, com telão gigante inflável comprado pela Cultuar, como os de grandes projetos que chegam ao município.  Frisou que “não adianta os cavaleiros do apocalipse lançarem as flechas do mal, porque a cultura está deslanchando”.
 No plenário, também solicitou atenção especial dos vereadores para inclusão dos 2% do orçamento, já aprovados,  na revisão da Lei Orgânica; e para a aprovação do Plano Municipal de Cultura, que enviará para apreciação da  Casa legislativa brevemente. Comunicou que Angra é uma das cidades do Brasil em que falta muito pouco para se ter um sistema nacional de cultura completo: “ já temos uma Fundação Cultural, um conselho municipal de cultura, um fundo municipal aprovado e só nos resta agora o Plano Municipal de Cultura, para estarmos inseridos no sistema e passar a receber verbas federais”. 
 Sobre o processo do show de Gal Costa, explicou que todo o procedimento da Cultuar foi correto e que deixaria nas mãos dos vereadores todos os relatórios, provando item por item. Informou também que, para que  não pairem dúvidas, realizou uma auditoria administrativa interna, que reforçou tudo o que já havia falado para a imprensa e para os representantes do Conselho Municipal de Cultura, e que também está contido na resposta da Cultuar à Justiça. Informou,  inclusive, que todos os shows contratados pela Cultuar em sua gestão, se comparados com os de cidades vizinhas como Paraty e Mangaratiba, saíram por custos bem menores.
 Em relação ao show de Gal Costa, ratificou que foi “show colocado”, com a empresa contratada sendo responsável por todas as despesas, desde o cachê da cantora aos gastos de toda a equipe, composta por pessoas de São Paulo e Florianópolis,como pagamentos de hotéis, alimentação, camarim, impostos  e transportes aéreos, rodoviários e marítimos.

Nenhum comentário: