QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

terça-feira, 20 de março de 2012

Estado e município unidos pela saúde de Angra


Estado e município unidos pela saúde de Angra Hospital da Japuíba será estadualizado. Cronograma relativo à inauguração vai sair em 15 dias
Na manhã desta terça-feira, 20 de março, o prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão, e o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, organizaram uma reunião para tratar de um assunto agora de total relevância não apenas ao município, mas também ao estado: a inauguração do Hospital da Japuíba, que será estadualizado.

O encontro aconteceu no próprio hospital, que já apresenta evoluções significativas quanto à estrutura, como funcionamento do ar-condicionado, pintura e sistema de câmeras, entre outras novidades. Mesmo assim, a maior delas foi transmitida pelo secretário estadual de Saúde e pelo prefeito da cidade, que falaram aos vereadores, secretários municipais, profissionais de imprensa e demais presentes na reunião. “Estou voltando aqui hoje para buscar uma solução em relação ao hospital. É uma obra muito bem planejada, mas que é grande até para Angra, Mangaratiba e Paraty juntos”, explicou Sérgio Côrtes.

Tuca Jordão também conversou com os participantes do encontro. Agradeceu ao empenho do deputado federal Fernando Jordão em relação à ajuda do governo do estado, cedeu a palavra à primeira-dama Alessandra Jordão, grande entusiasta do hospital, e declarou. “Tenho certeza de que o hospital será inaugurado muito mais rápido do que nós esperávamos. Agora, os recursos da Eletronuclear – obtidos através de contrapartida devido à construção da usina nuclear Angra 3 – serão usados para criar novas unidades de saúde e melhorar as que já estão funcionando.”

O secretário estadual de Saúde visitou as dependências da instituição de saúde que será estadualizada. O Hospital da Japuíba conta com três pavimentos e 169 leitos, distribuídos pelos 10 mil m2 de área construída. “É fundamental viabilizar esse projeto maravilhoso que a Prefeitura de Angra vem desenvolvendo, mas que, do ponto de vista econômico, se torna inviável para ficar sozinho com o governo municipal. O prefeito, de uma forma extremamente responsável, entendeu isso, e procurou-nos em dezembro. Neste mês ele foi se encontrar novamente com o governador Sérgio Cabral, quando ficou decidido a importância de o estado transformar o hospital numa instituição regional, colocando Angra como um grande polo de atendimento de alta complexidade na área de neurocirurgia, ortopedia, cirurgia cardíaca e terapia intensiva”, disse Sérgio Côrtes, que completou. “Começamos agora a construir o caminho da inauguração do hospital, e nos próximos 15 dias o prefeito deverá apresentar um cronograma com esse intuito à câmara dos vereadores.”

O Hospital da Japuíba será estadualizado para que as ações da instituição sejam viáveis do ponto de vista financeiro. O governo do estado vai garantir o custeio do hospital de forma integral, até que sejam feitas negociações com o Ministério da Saúde, na intenção de credenciar serviços e de também receber recursos do ministério. Mesmo assim, o papel de Angra quanto ao hospital também será de total importância. “O município será co-gestor e parceiro do hospital, junto com o estado, que vai arcar com toda a despesa do hospital, que continua sendo da população de Angra dos Reis”, afirmou o prefeito.

http://www.angra.rj.gov.br/asp/noticiasdaprefeitura.asp?vid_noticia=7896

Nenhum comentário: