QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O Assessor Político

É função do assessor a avaliação dos compromissos
Ao contrário do Consultor Político, o Assessor Político é o profissional que estará cotidianamente ao lado do candidato, sendo responsável pelo gerenciamento do seu tempo e da sua presença física em todos os eventos.

É também função do Assessor Político a avaliação dos compromissos que deverão ser realizados pelo candidato e os da sua equipe de campanha, junto aos eleitores.

Caberá diretamente à Assessoria Política as funções de articulação de alianças e apoios políticos, assim como sociais, da campanha, como por exemplo: Administração das alianças e apoios políticos do candidato, proposição e articulação de "dobradinhas", atendimento de candidatos aliados, articulação com segmentos sociais organizados, dentre eles, as associações, as lideranças comunitárias e sindicatos.

Recepção, encaminhamento e acompanhamento das reivindicações de lideranças políticas e comunitárias. Elaboração de roteiros e cronograma de viagens e da agenda do candidato para atender aos compromissos políticos e, ainda, motivar e fortalecer apoiadores e aliados, empossando-os na direção de embaixadores da campanha.

Supervisão e organização de comícios do candidato. Trabalho de cooptação política junto a lideranças sindicais e sociais. Participação no conselho político e elaboração estratégica do candidato no meio político, tais como articulações suprapartidárias, supervisão e análise dos efeitos da campanha junto às lideranças aliadas e adversárias, etc.

Coordenação da área de arregimentação, seleção, cadastramento e orientação do trabalho dos cabos eleitorais. Articulação e organização de movimentos sociais e eventos com mobilização popular.

Inúmeras outras atividades nitidamente políticas, capazes de absorver o tempo integral dos assessores. Na maioria das vezes, os assessores e coordenadores são vistos como insubordinados e independentes. Isso ocorre porque trazem consigo uma vasta experiência e prestígio junto ao meio político eleitoral.

Um aspecto bastante relevante de ser pontuado é que, é muito presente a contribuição que a Assessoria Política oferece à Consultoria de Marketing . Esse fato se desenvolve em função do amplo contato que ela efetua com os mais diversificados interlocutores, das mais diferentes correntes políticas, no transcorrer da campanha eleitoral.

A Assessoria Política possui informações preciosas a respeito de negociações com outras correntes políticas ou sociais, em função das quais, muitas vezes, são impostos consistente limite e cuidadoso posicionamento público do candidato.

É por meio da Assessoria Política que todo o pessoal da campanha passa a ter informações a respeito das reações e percepções de seu público-alvo, no caso os eleitores, assim como também de seu universo político e das demais campanhas em desenvolvimento.

São exatamente essas informações as responsáveis pela readaptação de novas oportunidades ou percepções de vulnerabilidades próprias. Esse conjunto de aspectos permite a toda a equipe ter o conhecimento do cenário eleitoral por meio de diversos ângulos e perspectivas.

Ressalta-se que o Assessor Político, além da função de captar novas informações, poderá, conforme sua experiência e capacidade, levar informações para os adversários.

Sendo um hábil articulador político, o Assessor terá oportunidades de oferecer informações erradas para despistar os candidatos concorrentes.

Despistar os adversários com informações incorretas é tão importante quanto à preservação do sigilo relacionado com tudo o que representa a estratégia ou triunfo, que precisam ser escondidos da concorrência, até o instante de sua apreciação.
páginas 01


Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Fonte: Portal Comunicação Social 

Nenhum comentário: