QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

domingo, 20 de janeiro de 2013

SPA Frade tem problemas que poderiam ser evitados ou resolvidos

O SPA do Frade passa por inúmeros problemas,tanto estrutural quanto administrativo,nos últimos meses venho "acompanhando" a rotina nesta unidade de saúde, e tenho observado que os problemas do SPA (na maioria das vezes administrativo),são devido a um péssimo habito de apadrinhamento politico,e estas interferências de políticos na Unidade tem causado grande prejuízos a população.

Atendimento
Para se ter uma ideia do tamanho da baderna que virou este SPA começa pela parte operacional.
Tem médicos que não gosta de atender e maltrata pacientes. Falta segurança até para os funcionários, quase todos os vigilantes noturno vão dormir a partir de 00:00hs as vezes até antes disso,deixando muitas das vezes a recepcionista correndo riscos, sem falar do Patrimônio em geral. Os diurnos também são inoperantes, pode acontecer a maior muvuca no SPA que eles nem percebem, ficam tranquilamente assistindo TV passivamente como se não fossem responsáveis pela ordem na casa.

A farmácia é talvez o pior de todos,por não respeitar o horário de expediente, apesar de ter um cartaz na recepção informando o horário de funcionamento das 8:30hs as 17: 00hs (sem intervalo para almoço),muitas das vezes 9:00hs não abriu,e fecha as vezes antes de 12:00hs para almoço reabrindo só após as 14:00hs e fecha definitivamente  muito antes das 17:00hs. Quantas pessoas necessitam desta farmácia e quando procuram por remédios não são atendidos, nem sempre por falta do medicamentos,mas por encontrar a unidade fechada em horário de expediente. (Aos finais de semana ainda é pior)

Infraestrutura 
Um pronto socorro 24 hs, não tem sequer lampadas de emergência, quando na verdade deveria ser obrigatório ter um gerador de energia para manter a luz e os aparelhos funcionando em caso de blackout, (que tem sido constante na região).
Quando chove vira um caos, conforme as chuvas intensificam,vão aumentando os problemas, começa faltando luz e termina com prédio submerso e os funcionários com rodos e vassouras lutando contra as águas.

Tudo isso poderia ter sido evitado,se tivesse pensado antes de por uma tubulação dentro do prédio que colhe todas as águas que caem no telhado e despeja num pequeno ralo. Com isso aos poucos o fluxo d'água aumenta sem ter por onde escoar, acaba jorrando pelos corredores inundando tudo até atingir os consultórios e sala de enfermagem.
É inacreditável.
Espero que a prefeita e o secretario de saúde tomem providência, não pode esperar acontecer o pior.

Esse SPA necessita urgentemente fazer um reparo no sistema de drenagem de águas pluviais nem precisa ser técnico ou engenheiro para ver isso, basta ter bonsenso.

Quanto a energia elétrica, também é outra coisa que não precisa ser profissional da saúde para enxergar isso, ta na cara que isso é o minimo que uma unidade de saúde precisa ter, não precisa nem questionar uma situação de emergência, isso é falta de respeito com a população.

veja ao vídeo: Poucos minutos de chuva são suficientes para transbordar tudo

Um comentário:

Anônimo disse...

nao e so o spa do frade e tambem as unidades de saude do municipio como a do bracuhi que ta entregue ao releto nao tem niguem responsavel nada funciona era melhor fechar mais fazer o que eu estou esperando uma ultra som a um ano e seis mesese ai no e um absurdo