QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

sábado, 25 de maio de 2013

ATENDIMENTO DO SAMU COMEÇA A SER DESCENTRALIZADO

Frade, Parque Mambucaba e Jacuecanga contarão com ambulâncias de atendimento móvel

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta quarta-feira, 20, ao processo de descentralização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A mudança, que beneficiará primeiro o Frade e depois será estendida ao Parque Mambucaba e a Jacuecanga, é um compromisso assumido pela prefeita Conceição Rabha durante a campanha eleitoral de 2012. A medida tornará ainda mais ágil o atendimento às emergências cobertas pelo serviço do Samu nessas regiões.

É importante esclarecer que as solicitações de atendimento ao Samu continuam sem mudanças. O serviço pode ser acionado através do telefone 192, mas, para quem reside na região do Frade e Bracuhy, o tempo de resposta tende a ficar bem menor, o que, em alguns casos, pode ser essencial para garantir um salvamento. Agora o Frade passa a contar com duas ambulâncias para remoção de pacientes, ambas localizadas na unidade de saúde do bairro. A mudança no Parque Mambucaba e em Jacuecanga deve ser anunciada nas próximas semanas.

Desde o início do governo, a prefeitura trabalha para recompor os serviços do Samu. Em janeiro todas as cinco ambulâncias do programa estavam inoperantes. Não havia contrato de manutenção para consertar os veículos. Agora, três unidades já foram reformadas e estão prestando atendimento à população. Outras duas estão com reparos em fase de acabamento para entrarem em circulação nas próximas semanas. O custo total da reforma dos veículos foi de cerca de R$ 90 mil.

Outro benefício para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi conquistado em maio com uma nova viatura doada pelo Ministério da Saúde, através do Sistema Único de Saúde (SUS). A caminhonete do tipo Ranger com tração nas 4 rodas, é equipada com suporte avançado de vida e atende localidades de difícil acesso em todo o município.

Nenhum comentário: