QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Exercício do plano de emergência começa dia 31

Por SGD.SC
Foto: Defesa Civil
Os representantes dos órgãos envolvidos fizeram uma coletiva e falaram do simulado e das novidades inseridas nele
Este ano a simulação terá duração de 2 dias, o que ocorre pela primeira vez desde que começou a ser executado
Na quarta-feira, 17, representantes dos principais órgãos envolvidos no Plano de Emergência Externo da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) – onde estão localizadas as usinas nucleares Angra 1 e Angra 2, controladas pela Eletronuclear em Angra dos Reis (RJ) se reuniram para uma coletiva na sede do 10º GBM – Corpo de Bombeiros, Balneário, Angra dos Reis. Na pauta: como  será o simulado e as novidades do Exercício Geral do Plano de Emergência, que será realizado nos dias 31 de agosto e 1º de setembro. Estiveram presentes o secretário Especial da Defesa Civil e Trânsito, José Carlos Lucas Costa e os representantes da Secretaria Estadual de Defesa Civil, Cel. Renato Pontes e o Cel. Oto Luz. Pela Eletronuclear e Cnen, Paulo Werneck e Alexandre Gromann, respectivamente.
O exercício tem como cenário a simulação de um acidente em Angra 2, permitirá avaliar a eficácia do plano, identificar possíveis pontos vulneráveis e aperfeiçoar os procedimentos. Mesmo baseado em uma situação fictícia, o exercício é uma mega operação que envolve entidades civis e militares e a população da região.
O quadro simulado inclui o risco de liberação de radiação para o meio ambiente e a decretação de situação de emergência. Parte dos residentes em um raio de cinco quilômetros em torno das usinas, incluindo habitantes das ilhas, será removida e abrigada em escolas estaduais, municipais e no Colégio Naval de Angra dos Reis. Eles foram convidados e participarão voluntariamente do exercício.

Exército, Marinha e Aeronáutica mobilizarão aeronaves, embarcações e veículos terrestres. Integrantes da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária organizarão o deslocamento de automóveis e pedestres. Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e unidades hospitalares auxiliarão no atendimento à população. Profissionais da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) – unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – ficarão de prontidão para medir a radioatividade na região e monitorar pessoas que possam ter recebido doses de radiação.
O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República é o responsável pela coordenação do exercício, já que é o órgão central do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron). A organização detalhada das ações dos dias 31 de agosto e 1º de setembro foi realizada pelo Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência Nuclear no Município de Angra dos Reis (Copren/AR). O comitê reúne representantes do GSI, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Eletronuclear, Cnen, Defesa Civil (nacional, estadual e municipais de Angra dos Reis e Paraty), Corpo de Bombeiros e Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Rio de Janeiro.
No Brasil, nunca houve o registro de acidentes relevantes em usinas nucleares. Os exercícios do plano de emergência são uma evidência do cuidado extremo que a área nuclear possui em todas as suas ações. É justamente a preocupação de saber o que fazer, com competência e precisão, na remota hipótese de um acidente real.
No período de 1996 a 2010, foram realizados exercícios de resposta à emergência nuclear na CNAAA. Eles contaram com a participação de peritos e observadores nacionais e estrangeiros, incluindo integrantes da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Essa troca de experiências já resultou na revisão de legislação do setor e tem permitido um aperfeiçoamento contínuo do plano de emergência.


Novidades no exercício geral do plano de emergência de 2011
1)                 Dois dias de exercício
Levando em conta que uma emergência nuclear pode se estender por um período prolongado, a duração do exercício geral do plano aumentou de um para dois dias, de forma a efetuar uma simulação mais próxima da realidade. O exercício acontecerá nos dias 31 de agosto e 1º de setembro.

2)                 Mudança da sede do CCCEN e do Cien
O Centro de Coordenação e Controle de Emergência Nuclear (CCCEN) e o Centro de Informações de Emergência Nuclear (Cien) estão com sede nova, no centro de Angra, na Avenida Júlio Maria, no prédio que era usado pela Eletronuclear como Centro de Informações. O novo local oferece uma infraestrutura mais adequada para a atuação das duas entidades durante o exercício. O CCCEN é responsável pela coordenação local do plano de emergência. Já o Cien tem o papel de divulgar informações para a imprensa e o público sobre a situação de emergência.

3)                 Infraestrutura aprimorada de telecomunicação
O CCCEN e o Cien contam com novos equipamentos de videoconferência, que se integram aos outros centros, e a todas as entidades envolvidas no plano de emergência nas esferas municipal, estadual e nacional.

4)                 Veiculação nas rádios locais de mensagens sobre o exercício
Uma mensagem de emergência da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro será veiculada nas rádios locais para simular uma situação de emergência real. Mas com ênfase na frase “Isso é um exercício”.

5)                 Distribuição de pastilhas de iodeto de potássio
Haverá uma simulação da distribuição de pastilhas de iodeto de potássio. No caso de uma emergência real, essas pastilhas seriam distribuídas por agentes de saúde para a população. Uma vez ingeridas, elas protegem a tireoide de partículas radioativas. No simulado serão usadas balas.

6)                 Campanha publicitária de grande porte
Neste ano, as entidades que participam do plano fizeram uma ampla campanha publicitária – incluindo rádio, TV e mídia impressa – para divulgar o plano de emergência e a realização do exercício geral. Com ênfase no esclarecimento à população, tirando suas dúvidas e distribuindo material, cartilhas e folders explicando o funcionamento do plano de emergência.

Release escrito pela Equipe de Comunicação do Plano de Emergência Externo/Copren

Nenhum comentário: