QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

domingo, 14 de agosto de 2011

Município de Brejetuba- ES produz maior xícara de café do país


Do G1 ES
Brejetuba produz maior xícara de café do país.
(Foto: Divulgação/Incaper)

O município de Brejetuba, localizado na região Serrana do Espírito Santo, produziu a maior xícara de café do Brasil na noite deste sábado (13). A produção de 8,2 mil litros da bebida aconteceu durante a programação da feira agropecuária GranExpoES 2011, na Serra. Os visitantes acompanharam a montagem da xícara gigante, feita de aço inox, com quase 3 metros de altura e 2,5 metros de diâmetro.
Para ser reconhecida como a maior xícara de café do país, técnicos e produtores de café de Brejetuba trabalharam durante horas para coar mais de 8 mil litros de café arábica, e o troféu foi reconhecido pela Rank Brasil Records.
O coador utilizado na produção do café pesa cerca de 37 quilos e foi confeccionado em 10 dias, com 240 metros de algodão, 80 metros de quadrados de fio poliéster, 2 mil metros de linha. O café foi coado com água mineral em uma temperatura de 97ºC. Após a produção, o café foi servido aos participantes que estavam acompanhando todo o processo de produção dos 8,2 mil litros.

Recorde
Em 2010, foram coados 332 quilos de café processados, e Brejetuba levou o recorde brasileiro com 5,6 mil litros de café, perdendo na competição mundial como maior xícara de café para Las Vegas (EUA), que coou mais de 7 mil litros de café solúvel.
Café em Brejetuba
O município de Brejetuba produz cerca de 400 mil sacas por ano, sendo que 150 mil são cafés de qualidade superior. Mais de 750 produtores cultivam café arábica em mais de 16 mil hectares.
Café de Brejetuba foi servido a visitantes após ser coado na maior xícara do país. (Foto: Divulgação/Incaper)

Nenhum comentário: