QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Para onde foi a Technip

São João da Barra - RJ, um pequeno município transformando-se em um canteiro de obras

São João da Barra é um município localizado no Norte Fluminense que possui uma população de 28.889 mil habitantes segundo dados de 2007 e é o próximo município do estado do RJ destinado a passar por um boom populacional, devido ao Complexo Portuário do Açu, empreendimento do Eike Batista, que será o maior complexo portuário do país e agora com o adiamento das obras do Porto Sudeste em Peruíbe/SP, o Porto do Açu será um dos que irá concentrar a futura demanda do Porto Sudeste.
O Complexo Portuário do Açu, como alguns de vocês já sabem, além do porto com pelotizadora de minérios, terá uma termelétrica e uma série de indústrias ao seu redor, li que no mínimo serão cerca de 20 multinacionais que o Eike Batista já vem negociando e fazendo pré-contratos, algumas dessas seriam multinacionais ainda nem estão presentes no país, como a Tata, acho que é esse o nome, uma montadora de automóveis indiana.
Para não trilhar os mesmos erros de outros municípios, de esperar ocorrer o crescimento para depois fazer alguma coisa, a prefeitura já vem anunciando alguns projetos e alguns já estão sendo colocados em prática.
A futura área industrial do município, o 5º distrito, o Açu, é um dos mais distantes da sede do município, fazendo divisa com Campos e possui a maior parte de sua área não habitada, o plano diretor delimita que essa área não terá um crescimento populacional tão grande comparado a outras regiões do município. Passo o verão em que Grussaí, distrito de São João da Barra, a praia mais próxima da área urbana de Campos, pouco mais de 30 km, esse distrito está cerca de 15 km da sede do município de São João da Barra e será na direção desse distrito que a cidade crescerá segundo o plano diretor, até porque é algo óbvio, já que a sede do município de São João da Barra fica na margem direita do Paraíba, que nesse trecho é mais largo que Campos e na margem oposta é o município de São Francisco do Itabapoana, inclusive a prefeita já foi a Brasília pedir que os pilares de uma ponte inacabada entre SJB e SFI fossem avaliados para saber se há possibilidade de retomar as obras ou começar do zero. O distrito de Grussaí já vinha passando por um crescimento e valorização natural, ao contrário do que algumas pessoas pensam, pois já comentaram por aqui que as praias do Norte do estado não são desertas com uma casinha lá outra cá como era Rio das Ostras antes do aumento da população, pois aqui na região a população de Campos tem costume de ter casa nas praias da região e os que não possuem, mas tem condições de alugar, alugam, nos fins de semana de verão a cidade fica morta.
Em cerca de 1 ano e pouco para cá o município de SJB começou a passar por sutis mudanças no visual, como urbanização de avenidas, construção de praças, mas agora essas mudanças tendem a ficar mais evidentes, pois a prefeitura está adotando um modelo único de urbanização correndo contra o tempo, já que a primeira fase do complexo portuário deve começar a funcionar no final do próximo ano. O município fez parceiras com o Cefet Campos e com o Senai, e oferece bolsas universitárias de 50 e 100% nas universidades de Campos, mesmo assim será impossível um município de aproximadamente 30 mil habitantes absorver todas as vagas que serão geradas tanto no setor industrial quanto no de hotelaria e turismo, por isso a população de Campos será determinante nesse ponto. Após a vitória da prefeita reeleita, a mesma disse em entrevista que um dos seus focos nessa gestão será o saneamento básico.
Outro ponto importante que está levando a prefeitura a tomar essas medidas visuais é que o plano diretor antes mesmo de ser revisto, foi revisto devido ao complexo portuário, já colocava como um dos carros chefes da economia o Turismo. E a prefeitura não está fechando os olhos para a geração de renda através do Turismo, inclusive próximo ao complexo uma área de lagoas está sendo transformada em parque pela empresa do Eike Batista, responsável pelas obras do porto, além dos pontos que o município já oferece como o Pontal de Atafona com o avanço do mar, o delta do Rio Paraíba do Sul, o melhor carnaval do interior do estado. Tenho certeza que esse modelo de urbanização compensará o fato das praias não possuírem águas cristalinas como a Região dos Lagos.
Na verdade não sei se postava essas imagens aqui ou nos projetos, mas como envolve todo um município que crescerá em decorrência de um grande investimento econômico que já está atigindo não só ao município de SJB como também a Campos com a vinda de grandes investimentos, por isso achei melhor postar aqui, mas caso algum moderador ache melhor nos projetos fique a vontade. Pretendo nesse thread mostrar as mudanças e o desenvolvimento dos projetos em SJB e os novos investimentos em Campos que tiverem ligação, que acredito que seja a grande maioria, pois entre cidades distantes cerca de 40 km uma da outra em que uma e pólo da região sendo referência no setor de serviços, saúde e universitário, por exemplo, não vejo como não haver relação entre os investimentos a partir desse grande investimento inicial.

Matéria publicada em 2008
Veja: APAIXONADO

Nenhum comentário: