QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Secretário de Saúde explica o porquê da exclusão da equoterapia


Dr.Ilson Peixoto, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, recebeu na tarde desta quinta-feira (24) o Secretário de Saúde, Dr. Amílcar Caldelas, para explicar o porquê da paralisação do atendimento equoterápico (um método terapêutico que utiliza o cavalo), realizado no Haras da Banqueta.
De acordo com o Secretário, a Sociedade Equestre – que realiza o tratamento - recebia a verba de R$ 200 mil através de um outro projeto, o que é, no mínimo, irregular.
Em 2011, quando a Sociedade Equestre, por conta própria, solicitou que a verba fosse encaminhada sem a participação de segundos, houve problema com a documentação.
- Como pode o Prefeito deixar um serviço dessa importância funcionar sem estar completamente legalizado? Faltou apoio da Secretaria de Saúde e também da Prefeitura. Aliás, este governo apresenta uma incompetência enorme na oferta de serviços de reabilitação, dentre outros -, ressaltou Dr. Ilson Peixoto.
Pais de crianças tratadas pela equoterapia estiveram presentes e se dispuseram a regularizar a situação da sociedade.
- Nós perdemos o atendimento e quem está perdendo são os nossos filhos. Vamos buscar o que falta para que ele possa voltar o quanto antes -, ressaltou Salete Julião, mãe de uma criança atendida pela sociedade.
O vereador Dr. Ilson Peixoto, junto à Comissão, pediu para que, até que a situação seja totalmente regularizada, a Secretária de Saúde possa encontrar uma maneira de suprir os atendimentos no Haras da Banqueta.
- Peço que Dr. Amílcar possa dar um posicionamento para estes pais até a próxima quinta-feira (30 de novembro) -, solicitou o vereador, tendo seu pedido atendido pelo secretário.

Denúncias
A Comissão de Saúde ainda recebeu denúncias sobre a saúde. Uma delas dava conta da falta de material de coleta no Hemonúcleo Costa Verde. Outra, das más condições dos veículos que fazem o transporte de dos pacientes. “Amarrei com atadura um aparelho que meu neto precisava”, disse Sandra de Souza, que é conselheira de saúde há 16 anos.



30 de novembro
Na próxima quinta-feira, 30, às 13h30, a Comissão de Saúde, discutirá em sua reunião no Plenário da Câmara acerca do funcionamento do Hospital da Japuíba – cuja inauguração está anunciada para o dia 8 de dezembro, e sobre a possibilidade de o município oferecer tratamento de câncer.
Antes, porém, os vereadores da Comissão visitarão as dependências do Hospital da Japuíba para averiguar o andamento das obras.

Nenhum comentário: