QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

domingo, 20 de novembro de 2011

Prefeitura de Angra poderá ser transferida sua sede administrativa para Japuiba


Possível mudança:
Prefeitura estuda transferência da sede administrativa do Centro para a Japuíba

As discussões sobre a possível transferência da sede administrativa da Prefeitura de Angra dos Reis do Centro para a Japuíba parecem caminhar para que a mudança efetivamente ocorra. Para as autoridades, a iniciativa contribuiria para o melhor funcionamento da cidade - visto que, com a medida, o número de pessoas que circulam pela área central do município diminuiria.

Japuíba, a localidade mais populosa de Angra já está recebendo vários empreendimentos - antigas solicitações da comunidade -, como diferentes agências bancárias.

Segundo o prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão (PMDB), os estudos para a construção de um prédio que abrigue a sede administrativa do município estão adiantados. O terreno ao lado da passarela próxima à Escola Municipal Cluesa Jordão é o mais cotado para receber o empreendimento. As obras de aterro do local já foram concluídas e a expectativa é que, em breve, todos os trâmites que envolvem o processo de mudança sejam resolvidos.

Conforme destacou Tuca, a prefeitura irá iniciar novos projetos de urbanização em algumas áreas do bairro, como nas ruas Francelino Alves e Japorangra.

- O bairro tem tudo para receber esses novos investimentos, inclusive da iniciativa privada. Alguns bancos já estão se instalando prevendo essa mudança da sede administrativa. Estamos implementando várias melhorias na localidade, e vale lembrar que a dragagem do Rio Japuíba, tão aguardada pela população, começou na semana passada - disse.

Para o subsecretario de Trânsito, Robson Andrade, os novos empreendimentos também devem contribuir para o escoamento do trânsito da cidade, pois, disponibilizando cada vez mais serviços para a Japuíba e para as comunidades do entorno, diminui-se a necessidade de deslocamento.

De acordo com o Detran-RJ (Departamento Estadual de Trânsito), a frota Angra dos Reis é formada por 42.592 veículos. No decorrer da alta temporada este número chega a triplicar, o que compromete ainda mais o fluxo do trânsito.

- Está medida irá permitir que a circulação de veículos ocorra com mais fluidez. A nossa cidade abriga um importante patrimônio histórico e nós valorizamos isso; porém, estas construções e a geografia do município impedem grandes modificações na no espaço urbano da região central, sendo difícil a criação de novas ruas ou o alargar as existentes - destacou.

População aprova iniciativa e pede outros empreendimentos

O pastor César Amorim disse que, até pouco tempo, a instalação de novas instituições que permitissem à população realizar serviços como o bancário e demais questões administrativas na própria localidade era uma reivindicação dos moradores da Japuíba e adjacências. Isso porque, segundo ele, se torna complicado para eles se deslocarem até o Centro. Ele acredita que, com a instalação de agencias bancárias e a transferência da sede administrativa da prefeitura, ficará faltando apenas um cartório na região.

- Com a vinda das primeiras instituições a se fixarem aqui outras vão seguir o mesmo camonho, pois quem não se adequar irá perder clientes. As agências bancárias no Centro estão sempre lotadas, e com as novas instalações será possível diminuir o fluxo das já existentes e garantir um atendimento mais rápido para a população. Pessoas que moram no Perequê e Bracuí também serão beneficiadas com este projeto - disse.

Segundo Amorim, o policiamento da região é bom, porém faltaria a instalação de uma delegacia na localidade.

Sobre a possível construção de uma unidade da PM na Japuíba, o prefeito Tuca Jordão disse está previsto para as próximas semanas uma reunião com o novo comandante do 33º Batalhão de Polícia Militar com o objetivo de discutir a viabilidade.

Para a presidente da associação de moradores do bairro, Elis Regina Gomes de Sá, a população está na expectativa de que o projeto de transferência se concretize. Segundo ela, dentre os novos empreendimentos a serem realizados na localidade, seria positiva a reativação dos serviços oferecidos no posto de saúde da Japuíba.

- A unidade funcionava 24 horas por dia, mas, depois da inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), o posto deixou de fazer vários tipos de atendimentos e diminuiu o horário de trabalho. A UPA fica distante e acaba ficando sobrecarregada - disse.
Fonte:Diario do Vale

Nenhum comentário: