QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

sexta-feira, 2 de março de 2012

Cartão Nacional de Saúde entra em vigor em março

Pacientes do município continuam sendo atendidos mesmo sem o cartão
Ligada ao Ministério da Saúde, a portaria nº 763, de 20 de julho de 2011, que dispõe acerca do preenchimento do número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) do usuário no registro dos procedimentos ambulatoriais e hospitalares, entra em vigor em março deste ano.
O preenchimento do cadastro para a obtenção do cartão visa à importância da identificação dos usuários das ações e serviços de saúde para os sistemas de referência e contrarreferência municipais, estaduais, regionais, interestaduais e do Distrito Federal. Tem a finalidade de garantir a integralidade da atenção à saúde e de organizar os sistemas e os serviços relativos à área.
Em Angra, de acordo com o interventor da Santa Casa, Guilherme Fidalgo, os atendimentos de saúde continuam sendo realizados a todos, independente de o paciente ter ou não o cartão. “Qualquer pessoa que venha até aqui está sendo atendida. Os pacientes estão sendo orientados a fazer o cartão na sede da Fusar, pois, até o dia 1º de março, todos os cidadãos brasileiros deveriam estar com os seus cartões.”
O cadastro para a obtenção do cartão é obrigatório, e é uma operação em nível nacional. “Nenhum atendimento será recusado, mas os pacientes são orientados a fazer o cartão, já que todos os brasileiros deverão fazê-lo. As pessoas não estão sabendo da necessidade do cadastro, talvez por causa da falta de uma campanha de divulgação”, informou o interventor da Santa Casa, que ainda declarou acreditar que o prazo do preenchimento do cadastro será prorrogado.

Nenhum comentário: