QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

quinta-feira, 1 de março de 2012

Protesto contra usinas nucleares acontecerá em Angra


Foto Divulgação
Angra dos Reis
Angra dos Reis será palco, na próxima semana, de um protesto contra as usinas nucleares. No dia 11 de março, protestos em todo o mundo marcarão o aniversário de um ano do acidente nuclear na usina de Fukushima, no Japão, que expôs mais de 300 pessoas a um alto grau de radiação.
Para relembrar a data e protestar contra as atuais usinas existentes na cidade, Angra 1 e 2, uma "corrente humana" com velas será feita em uma vigília durante toda a noite na porta das unidades. A ação começará a partir das 21h do sábado (10). E ao amanhecer de domingo (11), uma barca será colocada ao mar, em homenagem às vítimas de Fukushima, na Vila Histórica de Mambucaba, a uma distância de 5 km das usinas nucleares.
- Não adianta explicarem que as usinas do Japão são diferentes das nossas, porque não são tanto. A força da natureza é incontrolável, e não há Plano de Emergência que esteja pronto para isso, porque ninguém sabe o que realmente pode acontecer em um caso extremo de acidente nuclear - disse a integrante da Sociedade Angrense de Proteção Ecológica(Sapê), Nádia Valverde.
Desde o acidente no Japão, muitos protestos vêm sendo realizados em todo o Brasil, principalmente em Angra dos Reis. Em junho, durante a "Rio+20'', a questão da energia nuclear estará novamente em pauta. A 150 quilômetros de distância de Angra 1 e Angra 2 e do terreno onde está sendo feita a terraplanagem de Angra 3, o Programa Nuclear Brasileiro também será alvo de manifestações dos movimentos sociais.
O governo da Alemanha está oferecendo a garantia financeira para os investimentos em Angra 3, que está sendo construída com tecnologia daquele país. A garantia financeira é uma peça decisiva para a consolidação da obra. Depois do acidente de Fukushima, no entanto, o governo alemão decidiu desativar 8 das 17 usinas nucleares em funcionamento no país; o restante será paralisado até 2022.
Diário do Vale

Nenhum comentário: