QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

sábado, 15 de setembro de 2012

Defensora da democracia, ativista Pilar Coll morre em Lima aos 83 anos

A ativista espanhola Pilar Coll morreu neste sábado em Lima, aos 83 anos, depois de ter dedicado grande parte sua vida à defesa da democracia, dos direitos dos trabalhadores e das vítimas do terrorismo no Peru.

Pilar foi a primeira secretária executiva da Coordenadora Nacional de Direitos Humanos no Peru (CNDDHH), organização com a qual conheceu o drama de milhares de vítimas e desaparecidos pelo terrorismo no país, entre os anos de 1980 e 2000.

Advogada de profissão, Pilar nasceu em Huesca no dia 30 de janeiro de 1929 e chegou ao Peru em 1967, como missionária da União Nacional de Estudiantes Católicos na cidade de Trujillo. Anos depois, a ativista se uniu à Comissão Episcopal de Ação Social (CEAS) em Lima, onde assessorou os trabalhadores que perderam seus postos de trabalho durante a greve nacional de 1977.

Em meados dos anos 80, Pilar assumiu a secretaria executiva da CNDDHH e averiguou as denúncias de desaparições em Ayacucho, o berço do grupo armado Sendero Luminoso, considerado como o principal responsável pelas quase 70 mil mortes no país pela Comissão da Verdade e Reconciliação.

Em declarações à Agência Efe, o embaixador da Espanha em Lima, Juan Carlos Sánchez Alonso, lamentou profundamente a perda de Pilar, que foi qualificada como "uma das melhores representantes da Espanha no Peru e no mundo".

"Foi uma mulher profundamente comprometida com as melhores causas e com os menos favorecidos, se destacando pela defesa da democracia e dos direitos humanos", afirmou Sánchez Alonso.

A ativista espanhola recebeu diversas condecorações e prêmios por seu trabalho na defesa dos direitos humanos, entre os quais se destaca a Ordem de Isabel a Católica, outorgada pelo rei Juan Carlos da Espanha em 1993. Nos últimos anos, Pilar integrou o Conselho de Consertos, encarregado do registro das vítimas do terrorismo no Peru.
terra

Nenhum comentário: