QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Espírito Santo bate novo recorde de safra no café com 12,5 milhões de sacas

 Foto Facebook José Maria Martins
Folha Vitória 
No ano em que completa 100 anos de existência no Espírito Santo, o café Conilon bate um novo recorde de produção. Na última quinta-feira (06) o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) divulgou os números oficiais da safra de café no Brasil e os cafezais capixabas serão responsáveis em 2012 pela produção de 12,5 milhões de sacas, sendo 9,71 milhões de café Conilon e 2,79 milhões de café arábica.

Em relação a safra passada (2011), o acréscimo é de 8% na produção total de cafés no Espírito Santo. Mesmo com a queda de 9,4% na produção capixaba de café arábica, o crescimento de 14,35% na produção de café Conilon garantiu o aumento da safra capixaba de cafés.

“O Conilon é o grande responsável pela sucessão de recordes da safra de cafés no Espírito Santo, devido ao empreendedorismo dos cafeicultores que estão renovando as lavouras em novas bases tecnológicas, com a utilização de variedades clonais, irrigação, manejo de podas e nutrição adequada”, afirma o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli.

Ainda segundo Bergoli, o aumento da produção vai contribuir diretamente para a injeção financeira na economia capixaba. “O acréscimo de mais de 1,2 milhão de sacas produzidas 2012 em relação ao ano anterior vai representar uma renda adicional de pelo menos R$ 324 milhões para os cafeicultores de Conilon, com impacto direto sobre a renda de quase 80 mil famílias rurais trabalham com a atividade”, completa.

A redução da safra de arábica se deve a fatores climáticos, como déficit hídrico, atraso de chuvas e baixas temperaturas com “frentes frias” e baixa insolação, principalmente nos períodos da floração, fertilização, pegamento e enchimento de frutos. E o acréscimo na produção de Conilon é resultado da melhoria da produtividade do café a partir da renovação das lavouras.

O diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Evair Vieira de Melo, aponta que a produção do café demonstra na prática os cuidados necessários que os produtores estão realizando em suas lavouras com a assistência do Incaper. “São mais de 25 anos de pesquisa, com 38 projetos e 153 ações de pesquisa voltadas para a melhoria da produtividade e da qualidade do café capixaba. Por isso, é possível que o número seja maior do que foi apontado nesse terceiro levantamento, elevando nosso patamar no panorama da cafeicultura nacional”, afirma Evair.
Em dezembro, o MAPA apresentará os números finais da safra brasileira, tendo em vista que a colheita de arábica ainda está em curso, enquanto a de Conilon praticamente já se encerrou.

No Brasil, safra será de 50,48 milhões de sacas

O café produzido no Brasil na safra 2012 deve chegar a 50,48 milhões de sacas beneficiadas. O volume representa um crescimento de 16,1%, se comparado com a safra anterior que foi de 43,48 milhões de sacas de 60 kg. O crescimento é atribuído ao ano de alta bienalidade e o investimento realizado pelo produtor na lavoura.

Confirmada a expectativa, esta será a maior safra produzida no país, superando até mesmo o recorde anterior de 48,48 milhões de sacas, do período 2002/2003. Em comparação com a safra de 2010, último ano de ciclo positivo, a produção é 4,96% maior.

O café da espécie arábica, com uma produção estimada em 37,95 milhões de sacas, representa em média 75,2% da produção nacional, e o Estado de Minas Gerais é o maior produtor, com um volume previsto de 26,63 milhões de sacas.

Já o Conilon ou robusta, cuja produção é estimada em 12,54 milhões de sacas, média de 24,8% da produção cafeeira do país, tem no Estado do Espírito Santo seu maior produtor, com uma colheita estimada em 9,71 milhões de sacas.

Nenhum comentário: