QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

terça-feira, 18 de setembro de 2012

'New York Times' destaca nomes bizarros de candidatos no Brasil

O jornal americano New York Times publicou na segunda-feira uma reportagem que destaca os nomes peculiares que alguns candidatos de todo o Brasil pretendem utilizar nas urnas nas eleições municipais deste ano.
A publicação destaca candidatos como Elvis Não Morreu (PMDB), que disputa um cargo de vereador em Alfenas (MG), Daniel Corno (PTN), que busca uma vaga no legislativo de Itapevi (SP) e os dois candidatos que levam o nome de James Bond, um em Ponta Grossa (PR) e outro em Birigui (SP).
Personagens de séries televisivas americanas, como MacGyver, que inspirou um candidato a vereador em João Neiva, no Espírito Santo, chamado Macgaiver (PSD), e heróis como Batman (PDT), que concorre a vereador em Uberlândia (MG), e Wolverine (PP), que disputa o mesmo cargo em Piracicaba (SP).
O uso do apelido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do nome do presidente americano Barack Obama também foi citado na reportagem.
Democracia
Para o jornal, o uso de apelidos e nomes reflete uma democracia vibrante. Segundo a publicação, o Brasil nutre um regime democrático forte após o fim do regime militar, em 1985.
"Assim que a campanha para eleições municipais se intensifica, essa vitalidade é evidente nas urnas, que refletem as marcantes restrições pouco severas em como os candidatos podem se chamar", afirma o NYT.
A presidente Dilma Rousseff também é usada como um exemplo para demonstrar de que forma os brasileiros conhecem os políticos de maneira pouco formal. Segundo a publicação, a presidente é mais conhecida pelo primeiro nome, assim como seu antecessor, Lula, é conhecido por seu apelido de infância.

Nenhum comentário: