QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

domingo, 16 de setembro de 2012

Por que para vereador, o mais votado nem sempre ganha?

Depende do Quociente Eleitoral (QE)

A contagem dos votos para vereador são bem complicadas. É preciso combinar uma série de números e resultados antes de apresentar os novos eleitos. Ou seja, nem sempre os mais votados ocupam as cadeiras.
O primeiro passo é calcular o Quociente Eleitoral (QE) - o número de votos válidos dividido pelo número de vagas disputadas. No caso de Angra dos Reis, por exemplo, o número de votos será dividido pelas 14 cadeiras.
Depois, divide-se este quociente pelo número de votos que o partido ou coligação teve no total. O resultado será o número de candidatos que serão eleitos - o Quociente Partidário (QP).

Mas nem sempre este número é exato. Por exemplo: o resultado do partido/coligação X foi de 3.2; neste caso, são eleitos três vereadores. Elimina-se a sobra (0.2), que será usada depois. Caso um partido/coligação tiver QP menor que um, ele não elegerá nenhum vereador.

As cadeiras disponíveis nas Câmaras Municipais são então divididas entre os partidos/coligações que alcançaram QP maior do que um, para os candidatos que tiveram as votações mais expressivas dentro desses grupos.

No caso de sobrar alguma vaga é necessário outro cálculo para ver os novos eleitos ao cargo. Agora pegam-se os votos e divide-se pelo QP + 1. O partido que obtiver a maior média leva a vaga. O cálculo é repetido até que todas as vagas sejam preenchidas. Mas a cada vez que um partido conquista uma vaga, a sua média diminui, e o partido que não atingiu QP maior que um também não entra neste cálculo.

Isso quer dizer que, por mais expressivo que seja o número de votos de determinado candidato, para ser eleito, ele ainda depende da quantidade de votos que todo o seu partido/coligação recebeu e da quantidade de cadeiras que a sua Câmara disponibiliza.

Bárbara Borges/Diário do Vale

Nenhum comentário: