QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

quarta-feira, 17 de abril de 2013

PREFEITA INAUGURA PRONATEC 2013

Programa traz diversos cursos de qualificação para Angra ao longo do ano. Inscrições abertas 

A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, esteve nessa segunda-feira, dia 16, no Colégio Estadual Artur Vargas (Ceav) para a cerimônia de inauguração dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) deste ano. Alunos e seus familiares participaram do evento, que também contou com a presença de autoridades municipais, vereadores e representantes do Ceav e do Senai, responsável por ministrar as aulas. Conceição e os demais conversaram com alunos, professores e visitaram as salas, que passaram por uma recuperação feita pela prefeitura especialmente para o curso.
O Pronatec é uma iniciativa do governo federal e oferece cursos voltados prioritariamente para a população de baixa renda, com o objetivo de capacitá-la para o mercado de trabalho e possibilitar a geração de renda e a melhora da qualidade de vida das famílias. Em Angra, a coordenação do programa está a cargo da prefeitura, em uma ação conjunta entre as secretarias de Ação Social, de Atividades Econômicas e de Educação, que conta ainda com o apoio da Subsecretaria de Serviços Públicos e do Ceav.
– É com muito orgulho que eu retorno hoje, como prefeita, ao local que foi a incubadora da minha formação profissional. Aqui foi onde estudei, fui professora e diretora. O Ceav será um centro de formação profissional, técnica e tecnológica – disse conceição.
A prefeita destacou que a educação é prioridade em seu governo e investir na área é cumprir com um dos principais compromissos de sua campanha. Conceição afirmou que muitas outras iniciativas virão para a formação e capacitação profissional.
– Ganhamos a eleição com a bandeira da educação e da inclusão social. Estamos iniciando um governo no qual encontramos uma série de problemas, mas ainda assim estamos construindo, olhando para o futuro. Este é apenas o início. Vamos ousar e fazer muito mais – afirmou.
Conceição afirmou que no segundo semestre do ano serão inaugurados cursos superiores em Angra. Quanto aos cursos do Pronatec que se iniciam no Ceav, voltados para a construção civil, a prefeita lembrou que a área está em crescimento em Angra e que novas oportunidades surgirão, dentre elas, um grande projeto habitacional que o governo federal irá realizar no município, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida.
Também participaram da cerimônia o secretário de Atividades Econômicas, Dilson Affonso, a secretária de Educação, Cláudia Nogueira, e o secretário de Ação Social, Leandro Silva.
– Hoje demos um passo importante para incentivar a qualificação profissional, para que esses alunos possam ganhar um pouco mais e sustentar suas famílias dignamente – afirmou Leandro Silva. – Nosso secretariado mostrou que está seguindo à risca a determinação da prefeita, que é trabalhar em conjunto pela população angrense – completou o secretário, sobre a união das secretarias envolvidas no projeto.

INSCRIÇÕES
No Ceav estão sendo oferecidos quatro cursos: almoxarife, pedreiro de alvenaria estrutural, pedreiro de revestimento em argamassa e costureiro industrial do vestuário. Ainda há vagas para o curso de pedreiro de alvenaria. As inscrições podem ser feitas pelo site do Pronatec (www.pronatec.mec.gov).
Há ainda outros cursos do Pronatec que irão começar em maio e junho, como auxiliar de pessoal, auxiliar de recursos humanos, auxiliar administrativo, camareira em meios de hospedagem, recepcionista em meios de hospedagem e recreador. Esses serão ministrados pelo Senac. Até o próximo dia 26, os candidatos poderão realizar suas inscrições. O material didático, auxílio transporte e auxílio alimentação são oferecidos gratuitamente.
Os interessados devem se dirigir à casa do Bolsa Família, na rua Almirante Júlio César, nº 318, São Bento (próximo à Defesa Civil), das 9h às 16h, ou à Secretaria de Ação Social, de 18h às 20h, munidos dos seguintes documentos: CPF; comprovante de escolaridade ou autodeclaração que sabe ler e escrever (dependendo do curso); comprovante de residência; título de eleitor com comprovante da última eleição; e o Número de Identificação Social (NIS), adquirido através do Cadastro Único do Governo Federal.
Aqueles que não possuírem o NIS deverão apresentar os seguintes documentos para serem inscritos no Cadastro Único: RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho (maiores de 18 anos), certidão de nascimento de todos os menores de idade da família, conta de luz atual e comprovante de renda (caso possua).
Após a inscrição, o candidato deverá entrar em contato nos dias 2 ou 3 de maio, através do telefone 3377-8384, ou na Secretaria de Ação Social, telefone 3377-8449, para confirmar sua seleção. Após a confirmação, os selecionados deverão se dirigir ao Senac, na rua Dr. Carlos Amaral Brasil, 50 - Jardim Balneário, para realizar a matricula.

No segundo semestre do ano, novas turmas de alguns dos cursos já anunciados deverão ser oferecidas. Há também a expectativa de abertura de novos cursos.

INFORMAÇÕES SOBRE OS PRÓXIMOS CURSOS. INSCRIÇÕES ABERTAS.
Auxiliar de pessoal (25 vagas)
Escolaridade: ensino médio completo ou estar cursando o 2º ano
Previsão de início: 03/06/2013 - Previsão de término: 02/09/2013
Dias/Horário: 2ª, 4ª e 6ª das 18h às 22h
Matrícula no Senac: 20/05/2013 das 9h às 20h

Auxiliar de recursos humanos (25 vagas)
Escolaridade: ensino médio completo ou estar cursando o 2º ano
Previsão de início: 04/06/2013 - Previsão de término: 21/11/2013
Dias/Horário: 3ª e 5ª das 18h às 22h
Matrículas no Senac: 21/05/2013 das 9h às 20h

Auxiliar administrativo (40 vagas)
Escolaridade: ensino médio completo ou estar cursando o 2º ano
Previsão de início: 08/06/2013
Previsão de término: 08/03/2014
Dias/Horário: sábado das 8h às 13h
Matrícula no Senac: 22/05/2013 das 9h às 20h

Camareira(o) em meios de hospedagem (25 vagas)
Requisitos: idade mínima de 16 anos, saber ler, escrever e realizar as quatro operações matemáticas básicas, apresentar comprovante de escolaridade
Previsão de início: 08/05/2013 - Previsão de término: 08/03/2014
Dias/Horário: sábado das 8h às 13h
Matrícula no Senac: 23/05/2013 das 9h às 20h

Recepcionista em meios de hospedagem (40 vagas)
Requisitos: ensino fundamental completo e idade mínima de 16 anos
Previsão de início: 06/06/2013 - Previsão de término: 08/02/2014
Dias/Horário: Sábado das 8h às 13h
Matrículas no Senac: 25/05/2013 das 8h às 12h

Recreador (25 vagas)
Requisitos de acesso: ensino fundamental completo e idade mínima de 16 anos Previsão de início: 08/06/2013 - Previsão de término: 08/02/2014
Dias/Horário: sábado das 8h às 13h
Matrículas: 27/04/2013 das 8h às 12h
Matrícula no Senac: 25/05/2013 das 8h às 12h

Mais informações podem ser obtidas na Casa do Bolsa Família ou pelos telefones: 3377-8384 ou 3377-8449.
Fonte: Prefeitura Municipal de Angra dos Reis

2 comentários:

Anônimo disse...

Tudo acontece no centro, os bairros não recebem nada, tem alguma ajuda de custo???

Anônimo disse...

Olá gostaria de denunciar ja estamos falando de educação.

Queria uma resposta sou professora e trabalho na reseck do frade nós professores não podemos almoçar no colegio mais funcionarios da empresa matos texeira almoçam e tiram hora de almoço aqui na escola com autorização da diretora, só queria saber se isto está certo....