QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Vereador realiza reunião da comunidade com a PM no Frade

Foto:  Igor Abreu
O vereador Carlinhos Santo Antônio, atendendo a um pedido da comunidade do Frade, realizou nesta terça, 16, no Clube Boboi, uma reunião com a Polícia Militar para que os moradores pudessem apresentar a corporação os problemas enfrentados no bairro em relação a violência e a criminalidade. O 33º Batalhão de Polícia Militar (Angra), foi representado pelo o major Souza, que prometeu já na próxima semana, tomar algumas medidas para mudar a realidade do bairro.

- Sabemos das dificuldades da Polícia Militar em Angra como seu efetivo pequeno para atender Angra, Paraty e Mangaratiba; falta de viaturas, entre outros. Mas a violência no Frade aumentou muito e estamos aqui fazendo um SOS a vocês. Se continuar assim, daqui há pouco o tráfico e a criminalidade tomarão conta do Frade. Hoje, muitas famílias ficam dentro de suas casas e não saem mais com seus filhos para passearem na praça ou na praia com medo da violência, – frisou o vereador Carlinhos Santo Antônio.

De acordo com os presentes, o bairro está vivendo um de seus piores momentos em relação a criminalidade, com o uso de drogas em praça pública e no calçadão da praia, assim como a venda das mesmas impunemente; assaltos a mão armada; furtos de veículos, bicicletas e residências e, entre outras coisas, a baderna na Praça Juca Mariano, localizada no centro do bairro e onde fica concentrado a maioria dos estabelecimentos comerciais de lazer da localidade. A maior queixa da comunidade foi a presença de diversos veículos equipados com som de alta qualidade pelas ruas todas as sextas-feiras, sábados e domingos, que vão até o amanhecer com o som nas alturas, atrapalhando a vida das famílias que não conseguem dormir, assistir uma televisão, ou descansar em paz. Os comerciantes também reclamaram, porque disse que esses veículos afastam sua freguesia.

Segundo o major Souza, a polícia militar intensifica suas ações nos locais onde as estatísticas apontam o maior índice de criminalidade, o que não é o caso do Frade. Segundo ele ainda, de acordo com o registrado, de janeiro até agora, não houve nenhum homicídio ou furto de veículos no local, mas apenas um assalto a transeuntes (pessoas que transitam pelas ruas) no bairro. Com esta declaração o major chamou a atenção para a falta de registro de ocorrências na delegacia e afirmou que isso ocorre em todos os bairros da cidade, ou seja, as vítimas da violência não procuram a delegacia para documentar o ocorrido.

Os cerca de 50 comerciantes e lideranças comunitárias presentes na reunião foram unânimes ao se queixarem das péssimas condições oferecidas àqueles que se dirigem à 166ª DP para fazerem um Registro de Ocorrência. Além da longa distância entre a delegacia e o bairro, o atendimento é feito ainda por máquina de datilografar e, muitas vezes a mesma está quebrada, fazendo a vítima perder a viagem e o dia de trabalho. Também foi colocado que os policiais civis destratam que os procura e até invertem os valores, privilegiando o criminoso em detrimento a sua vítima. O major, em relação a este questionamento, prometeu levar a denúncia ao comandante do Batalhão, mas pediu que mesmo com todos os problemas, os registros sejam feitos para ajudar a polícia a trabalhar.

- A gente depende da população e temos que ser provocados para atuar melhor. Vocês (moradores) são nossos parceiros e nós somos parceiros de vocês, juntos trabalharemos melhor, – enfatizou o major Souza.

Com um efetivo de 80 policiais para atender Angra e Paraty, o maior problema apontado pelo major Souza é o quadro pequeno de profissionais na corporação. Por isso, ele disse que todos os policiais do 33º Batalhão de Polícia Militar trabalham no Regime Adicional de Serviço (RAS), que é abrir mão de um dia de folga, e mesmo assim a dificuldade é grande. O Major pediu ainda para os presentes utilizarem mais o disque denúncia (190) e forneceu mais dois números para serem usados pela comunidade: 3362-4987, da Sala de Operações e o 3362-6957, do Oficial do Dia. Além disso, ao final, prometeu realizar algumas ações chamadas por ele de simples, mas que farão a diferença já na próxima semana no Frade, e levar todas as reclamações para o comandante.

Fonte:Angranews

Nenhum comentário: