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segunda-feira, 15 de abril de 2013

Preço do tomate no Brasil vira materia irônica no jornal britânico Financial Times

Alta do tomate ameaça popularidade de Dilma, diz jornal britânico
Uma reportagem publicada no site do jornal britânico Financial Times, neste domingo, ironiza o impacto que a alta do preço do tomate no Brasil tem causado na economia brasileira. A matéria chega a insinuar que, apesar de a presidente Dilma Rousseff estar entre os chefes de estado mais populares do mundo, suas chances de reeleição no próximo ano estão sendo “desafiadas por um oponente formidável - o humilde tomate”.

De acordo com a reportagem, a alta do alimento é sintomática da crescente inflação no país. E compara que o produto é tão sensível no Brasil - e, em particular, na capital e interior de São Paulo - como a cebola na Índia, em razão de status de alimento básico que ocupa. A publicação ainda informa que, apesar de a taxa de inflação do Brasil permanecer bem abaixo do que a de outros países emergentes com o da vizinha Argentina, onde está em 24%, no mês passado o índice chegou a 6,59%, rompendo com a meta do Banco Central (4,5%).

Segundo o Financial Times, a presidente deve muito seu índice de popularidade, que está em 78%, ao recorde da baixa taxa de desemprego, mas “qualquer choque na inflação irá prejudicar os sentimentos de bem-estar antes das eleições presidenciais do próximo ano”.

— Se a inflação continua a surpreender, há um risco de que continuará a corroer a renda real no Brasil — disse Marcelo Salomon, economista do Barclays ao jornal britânico.

O artigo registrou, ainda, que o aumento levou a uma enxurrada de piadas sobre tomate na país, com consumidores dizendo que teriam de começar a pagar por eles em prestações - “um método comum de comprar no Brasil, mas geralmente reservado para iphones, em vez de alimentos” 

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