QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Secretário municipal de Saúde, Amílcar Jordão visita instalações do Hospital da Japuíba

Hospital da Japuíba será entregue em dezembro
Unidade será referência em atendimento de alta complexidade 
O secretário municipal de Saúde, Amílcar Jordão Caldellas, recebeu nesta quarta-feira, dia 30, jornalistas e representantes de associações de moradores do município no Hospital da Japuíba. O encontro foi para apresentar as instalações do hospital e falar sobre o projeto, que é a maior iniciativa da atual gestão municipal para melhorar o atendimento oferecido à população.


O hospital será inaugurado no dia 8 dezembro, e a previsão é de que nessa primeira fase não haverá atendimentos, já que de acordo com o secretário, é preciso um período inicial para o treinamento das equipes médicas e adequação da aparelhagem.

– A partir do dia 8 já teremos grande parte dos equipamentos instalados e a estrutura hospitalar adequada para que se iniciem os treinamentos e as equipes comecem a se integrar, de forma que, quando os atendimentos começarem, não tenhamos nenhum tipo de problema – explicou Amílcar.

O Hospital da Japuíba contou com um investimento de R$ 54 milhões em obras e, conforme o projeto, sua operacionalidade será custeada através de convênios celebrados entre a União, o Estado e os municípios de Angra dos Reis, Rio Claro, Paraty e Mangaratiba, que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde.

– É prematuro dizer em quanto ficará o custo do hospital por ano. Nossa estimativa é de R$ 30 milhões, mas na medida em que os serviços sejam gradativamente implantados, acredito que ele vá gerar uma necessidade bem maior de recursos – disse o secretário.

Quanto ao número de funcionários, a previsão é de que o Hospital da Japuíba conte com mais de 500 profissionais de saúde.

– Com a implantação dos serviços, de forma gradativa, vamos chamar novos concursados do concurso público de 2008, aproveitar um quantitativo da rede de saúde do município e abrir processo seletivo para categorias que não foram contempladas no concurso de 2008 – explicou Amilcar, que acrescentou que também haverá a contratação de alguns serviços, como o de oncologia.

– O prefeito Tuca Jordão enfrentou um desafio enorme com a construção deste hospital, mas dentro de muito pouco tempo nosso município vai ser modelo de excelência e referência em saúde – afirmou Amílcar.
O secretário levou jornalistas e representantes de moradores para conhecerem as instalações do hospital, que tem cerca de 10 mil m e três pavimentos, fora a área urbanística e a estação de tratamento de esgoto. O grupo pôde conferir as salas de exames, enfermarias, serviços de pronto-atendimento, emergência, laboratórios, cozinha, sala de monitoramento, setores administrativos, auditório etc.

O Hospital da Japuíba foi construído já prevendo o crescimento da população nos próximos 20 anos, em virtude de grandes empreendimentos que estão sendo feitos na região, e o crescimento do turismo. Outro fator preponderante para a construção do hospital é a necessidade de suprir a demanda por serviços de alta complexidade na região. A unidade vai oferecer serviços de imagem (apoio, diagnóstico e terapias), cirurgia geral e serviços clínicos (cardiologia, neurologia, gastroenterologia, clinica-geral e cirúrgica). Em cirurgia geral serão 16 especialidades, como cirurgia pediátrica, neurológica, torácica, vídeo cirurgia, ortopédica, entre outras. Serão oferecidos 170 leitos para atender às áreas de grande emergência, centro-cirúrgico, observação, CTI, enfermaria-geral e de ortopedia etc.
Com informação do canal de notícias da PMAR

Nenhum comentário: