QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

terça-feira, 10 de abril de 2012

Angra vai ganhar novas opções de turismo


Ecoturismo e turismo rural começam a receber atenção especial Angra dos Reis é conhecida mundialmente pela beleza natural de suas praias e ilhas. Mais de um milhão de pessoas procuram a cidade todos os anos para conhecer as águas claras, mornas e tranquilas da Baía da Ilha Grande. Porém, a cidade possui outro grande atrativo, ainda pouco explorado: a beleza natural da Mata Atlântica, com sua vegetação exuberante que esconde, por enquanto, belíssimos destinos turísticos.

Na última sexta-feira, 6, feriado da Semana Santa, o presidente da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), Hique Carloni, visitou a aldeia indígena Sapukai, no Bracuí. Ele foi apresentar ao cacique João da Silva, ou Veramirim, em guarani, a ideia de incluir a tribo em um roteiro de turismo ecológico que será implantado naquele bairro. A intenção é preparar os índios para receber os turistas que desejem ter outra opção de passeio que não seja o mar. Trezentos e oitenta índios serão beneficiados com a criação do novo roteiro.

Carloni declarou que o projeto é audacioso e inclui a criação de uma loja em formato de oca, logo na entrada do bairro Bracuí. Lá será vendido todo o artesanato produzido na aldeia. O espaço escolhido fica à beira da rodovia Rio-Santos e depende de autorização do Dnit para ser construído. O órgão será procurado para participar do projeto. Uma das motivações do presidente da TurisAngra é dar dignidade aos indígenas na comercialização de seus produtos.

- Não é nada agradável ver os índios vendendo artesanato nas calçadas da Rua do Comércio, no Centro da cidade. Descaracteriza toda uma cultura que vem sendo preservada ao longo dos anos, mas que tende a se acabar caso não seja valorizada - disse Hique, lembrando a qualidade do material produzido.

Na aldeia será feito um trabalho de recuperação e aprimoramento das principais características culturais dos índios, como a moradia em ocas, a pesca artesanal, as danças folclóricas e a valorização das atividades desenvolvidas na tribo. Atualmente, além da produção do artesanato, os índios do Bracuí trabalham com a reciclagem de papel, usando a fibra de bananeira e as cascas de cebola para a confecção de papel reciclado. Tudo isso servirá como atrativo para quem visitar a aldeia.

- Nos Estados Unidos, as tribos indígenas são bastante procuradas por oferecer aos turistas um pouco da história daquele povo. E é exatamente isso que queremos implantar aqui: a valorização da cultura juntamente com a geração de emprego e renda - explicou Hique Carloni, que foi convidado a assistir a uma apresentação de danças folclóricas para alunos de uma escola particular do Rio de Janeiro, que visitarão a aldeia no próximo dia 17.

O cacique Veramirim aprovou a ideia da TurisAngra. Ele acredita que sérios problemas da tribo, como a ida de mulheres e crianças para o centro da Cidade e os casos de alcoolismo, podem ser solucionados caso haja um comprometimento das autoridades na concretização do roteiro turístico. Com o aceno positivo da autoridade indígena, o presidente da TurisAngra vai se reunir com o representante da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Angra dos Reis para discutir o apoio e a participação do órgão no desenvolvimento do projeto.

NOVO ROTEIRO TAMBÉM VAI INCLUIR PESQUE-PAGUE, ESPORTES RADICAIS E RESTAURANTES DE COMIDAS

Após a visita à tribo, Hique Carloni foi conhecer outros empreendimentos que poderão ser incluídos no roteiro turístico do Bracuí. Ele esteve em um sítio onde foram instalados cinco tanques para a criação de peixes e que poderá se transformar em um pesque-pague, incrementando ainda mais os atrativos do local. O presidente da TurisAngra foi ainda a uma pousada com capacidade para receber cinquenta hóspedes, mas que atualmente se encontra desativada.

- Temos muitas opções de ecoturismo e turismo rural nesta região. Aqui já são oferecidas a prática de esportes radicais em meio à natureza, como rafting e arborismo, a comunidade quilombola, que vamos visitar em breve, além de uma comida deliciosa servida em diversos restaurantes. Vamos concentrar nossos esforços para que o projeto seja realmente concretizado, dando mais uma ótima opção para os turistas que visitam Angra dos Reis - finalizou Carloni.
Fonte:PMAR

Nenhum comentário: