QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Adolescente alemã condenada a ler `O Diário de Anne Frank`

Uma adolescente alemã de 16 anos, de quem não se sabe o nome, foi apanhada pela polícia a pintar cruzes suásticas com uma lata de spray preto em posters do partido Die Linke (A Esquerda) e disse ser neonazi. O tribunal condenou-a a ler sobre os males do fascismo.

Durante o julgamento o juiz concluiu que a adolescente teria, juntamente com outros dois amigos, marcado pelo menos 33 cartazes eleitorais com símbolos nazis. O juiz fez-lhe perguntas sobre história e, em pouco tempo, descobriu que a condenada, de cabelo pintado de preto, com uma tatuagem e piercings suficientes para dobrarem o seu peso, nem sabia o que era a polícia secreta SS.

"Este tribunal determinou, com base em testemunhos recolhidos durante todo o julgamento, que a ré não tem a menor ideia do que realmente significa a suástica e qual é a sua convicção, portanto, tem que encarar os factos", declarou o Tribunal de Kassel.

Como castigo pelo que fez, a adolescente deve ler O Diário de Anne Frank, um livro que conta os detalhes da vida de uma menina judia que se esconde durante a Segunda Guerra Mundial e escreve sobre os nazis, e entregar uma redação valorativa ao juiz, no prazo de dez dias. Além disso tem que cumprir 20 horas de serviço comunitário e 10 meses de pena suspensa por ter batido ao polícia que a prendeu.

A porta-voz do Tribunal de Kassel, na Alemanha, disse: "O nosso objetivo é fazê-la pensar. Se tudo correr pelo melhor, ela vai aprender". Anne Frank morreu com 16 anos, a idade da ré, desnutrida e vítima de febre tifoide no campo de concentração de Bergen-Belsen. "No caso do direito de menores, o objeto da sentença não é a punição, mas a educação e a reabilitação", acrescentou a porta-voz.

O autor da decisão, o juiz Reinhardt Hering, reconheceu em declarações à estação de rádio Berliner Rundfunk, que sofreu vários dias de ansiedade pessoal e profissional para tomar a decisão sobre "o que fazer com uma menina como esta."

Nenhum comentário: