QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Festa da Independência em Angra

Por SGD.SC

Desfile 7 de Setembro, com os alunos do Colégio Naval e de várias escolas, na avenida Júlio MariaDesfile de 7 de setembro reúne milhares de pessoas no Centro e encerra a Semana da Pátria

Militares e estudantes de mais de 30 instituições de ensino de Angra dos Reis realizaram nesta quarta-feira, dia 7, o tradicional desfile em comemoração à Independência do Brasil. O prefeito Tuca Jordão participou da solenidade, juntamente com diversas autoridades do município e de instituições militares. O desfile do Dia da Independência foi realizado na avenida Júlio Maria, no Centro de Angra, e encerrou a série de desfiles da Semana da Pátria, organizada pela Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

Milhares de pessoas se reuniram nas arquibancadas montadas pela prefeitura e nas calçadas para assistir ao desfile. A cerimônia começou com o hasteamento das bandeiras. Tuca Jordão, o comandante do Colégio Naval, Joese de Andrade Leandro, e a secretária de Educação, Luciana Rabha, se encarregaram do ato solene. Em seguida, o prefeito e o comandante desfilaram em carro aberto abrindo o desfile.
O Colégio Naval foi a primeira instituição a passar pela avenida, seguida pelo Corpo de Bombeiros. Depois foi a vez da Secretaria Especial de Defesa Civil e Trânsito. O Órgão municipal exibiu novas viaturas e uniformes usados pelos agentes de Trânsito e Defesa Civil. Os profissionais levaram uma grande faixa agradecendo ao público pelos 90% de aceitação popular, índice levantado por uma pesquisa realizada no ano passado. A Defesa Civil municipal é considerada uma das melhores do estado e teve papel fundamental para minimizar os prejuízos decorrentes das tragédias ocorridas no início de 2010. A banda da Defesa Civil fez bonito na pista e depois subiu em um palanque montado especialmente para ela.

Depois veio o 27º Grupo de Escoteiros do Mar Cornelis Verolme, seguidos por crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Vilton Eurico e das creches municipais Jair Landim, Maria José Gomes de Oliveira, Monteiro Lobato e Deise Maria da Silva Vieira. Em seguida foi a vez do Colégio Estadual Roberto Montenegro e sua banda, que ditou o ritmo para as passagens das crianças assistidas pela Associação Pestalozzi de Angra, e de alunos das escolas municipais para Deficientes Visuais e de Educação para Surdos (Emes).
Em seguida foi a vez dos alunos da primeira turma do Cefet de Angra dos Reis desfilarem representando a nova escola técnica do município, ao som da banda Maestro Galloway. O Centro Educacional Inácio de Medeiros (Ceim) veio logo depois, fazendo o desfile belíssimo que já havia apresentado nos bairros. A escola levou estudantes de várias idades muito bem caracterizados. Em seguida desfilaram os alunos do Projeto Social Ajax, que tem o apoio do Criança Esperança, projeto da TV Globo, e do Unicef.
As escolas municipais foram muito bem representadas com os alunos da Antônio Joaquim de Oliveira, Frei Fernando Geurtse, Banda Municipal Estudantil de Angra dos Reis (Bamear), Adelaide Figueira e José Américo Lomeu Bastos. Está última é mais uma das que estão sendo reformadas na gestão do prefeito Tuca Jordão. As escolas municipais continuaram com a Francisco Pereira Rocha, cujos alunos homenagearam o desenhista Maurício de Souza, Regina Célia Monteiro Pereira, Alexina Lowdes, Professor Antônio José Novaes Jordão e a banda da Cacique Cunhambebe.

 A Escola Municipal Sylvestre Travasso representou as escolas das ilhas no desfile, já que muitos alunos de outras unidades não puderam chegar ao Centro de Angra devido ao mal tempo. As crianças fizeram bonito cantando em coro Apenas Mais uma de Amor, de Lulu Santos, e foram bastante aplaudidas.

Depois vieram os estudantes dos centros de educação em horário integral, criados no governo Tuca Jordão. Alunos das escolas Maria Hercília Cardoso de Castro, Benedito dos Santos Barbosa, João Carolino dos Remédios e Monsenhor Pinto de Carvalho levaram mensagens de educação ambiental para a avenida e entregaram presentes ao prefeito e a secretária Luciane Rabha, que desceram do palanque para cumprimentá-los.
Em seguida foi a vez do Colégio Estadual Honório Lima. Jovens ginastas fizeram coreografias e a banda da escola tocou o hino de Angra dos Reis. Mais uma vez o escotismo foi representado na avenida, com a 6º Companhia Bracuí de Escoteiros, que foi seguida por jovens praticantes de jiu-jitsu de Angra. Ao som da banda da Defesa Civil, o Colégio Estadual Artur Vargas (Ceav) fechou o desfile com muitas bandeiras do Brasil, de Angra e dos estados brasileiros. A última ala da escola era só de estudantes com bandeiras do Brasil.
 Profissionais da prefeitura que trabalharam durante a Semana da Pátria formaram um grande bloco e também passaram pela avenida no final do desfile. A Secretaria de Meio Ambiente esteve presente na cerimônia, através dos mobilizadores socioambientais, que expuseram trabalhos feitos com material reciclado, como brinquedos e enfeites, e mostraram um pouco do Programa Municipal de Coleta Seletiva.

Nenhum comentário: