QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Estudantes fazem cão-guia robô para ajudar deficientes visuais no ES

Juirana NobresDo G1 ES
Estudantes fazem robô cão-guia no Espírito Santo (Foto: Juirana Nobres / G1)

Os estudantes que participam de uma oficina de robótica, na escola estadual Clovis Borges Miguel, na Serra, Grande Vitória, fizeram um cão-guia robô para ajudar deficientes visuais no Espírito Santo. Os jovens apresentam o experimento na 26ª Mostra Internacional de Ciência e tecnologia (Mostratec), em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, que acontece entre os dias 24 e 29 de outubro. O projeto, que ainda está em fase de testes, mas, segundo os criadores, já orienta algumas pessoas a desviarem de obstáculos.


De acordo com a professora coordenadora Neidinalva de Araújo Sellin, um aluno deu a ideia de fazer o cão-guia. "Tentamos fazer algo que pudesse ajudar a sociedade de alguma forma. Já que tínhamos um cachorro, por que não um cão-guia? Antes de começar, fizemos uma pesquisa de campo, entrevistando pessoas que fossem cegas para saber as dificuldades e o que poderia existir para facilitar a vida no dia a dia", contou a professora.

Nedinalva de Araújo Sellin disse que os gastos com os equipamentos são custeados pelo governo. "Até agora gastamos em torno de R$1,5 mil, um valor considerado baixo. Um deficiente visual vai gastar com treinamento desse cão mais de R$18 mil", comparou.

Oficinas
Os alunos da escola podem participar de oficinas após as aulas tradicionais. "Dentro do Projeto Mais Tempo na Escola, várias oficinas são oferecidas para os estudantes permanecerem em tempo integral na escola. Lá eles aprendem de tudo, e comigo eles aprendem robótica. Desde março deste ano estamos nesse projeto. Eu estou muito orgulhosa por que a nossa ideia já deu certo. Os meus alunos são muito empenhados e a cada dia descobrimos coisas novas", disse a professora coordenadora .
Fonte:G1

Nenhum comentário: