QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Lançada Caderneta de Saúde do Adolescente

Evento ocorreu na tarde desta quinta-feira, dia 20 Parceria entre 
Prefeitura e governos estadual e federal vai priorizar as escolas
A Fundação de Saúde (Fusar) e a Secretaria Municipal de Saúde de Angra lançaram na tarde de quinta-feira, dia 20, a Caderneta de Saúde do Adolescente. O evento consistiu-se em uma palestra sobre o produto, feita pelo Coordenador de Saúde do Adolescente da Fusar, Jarbas Custódio Júnior. Ele explicou inicialmente que a produção e distribuição começaram pelo Ministério da Saúde, mas que os governos estadual e municipal complementam as ações. “O estado capacita os municípios e depois cada um deles desenvolve as atividades por conta própria”, disse Jarbas Júnior.

Segundo as diretrizes do ministério, o espaço escolar é prioritário para implementar os programas de promoção da saúde, a cargo das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Por conta disso, durante a solenidade, o médico André Farias, da ESF Perequê VI definiu com o coordenador que a unidade será a pioneira nas ações envolvendo a caderneta. “Em nossa área de abrangência trabalhamos com cerca de 700 adolescentes”, afirmou o médico.

Daniela Koeller, médica e integrante do Conselho Municipal de Pessoas Portadoras de Deficiência, lembrou que é necessário também um trabalho com os adolescentes portadores de deficiências: “Infelizmente, em muitos casos, eles são tratados como eternos ´bebês´. Não podem ser esquecidos nessa iniciativa”, afirmou.

Além do espaço nas escolas, outra questão ressaltada por Jarbas Júnior foi a gravidez na adolescência: “Devemos questionar se a gravidez nessa faixa etária seria ou não efeito de uma falta de perspectivas dos jovens”. As cadernetas são produzidas para os públicos feminino e masculino, com informações sobre responsabilidades, higiene, sexualidade e relacionamentos amorosos, entre outras.

Na última página há um guia telefônico, com os principais números que os adolescentes podem utilizar para ampliar suas informações:

Disque-denúncia de violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes: 100
Disque-saúde do SUS: 0800-61-1997
Disque-saúde mulher: 0800-644-0803
Atendimento Específico para a Mulher: 180
Disque-denúncias de Trabalho Infantil: 0800-647-5566
SAMU/Ambulâncias: 192
Centro de Assistência Toxicológica: 0800-771-3733
Fonte:PMAR.SC

Nenhum comentário: