QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Nave russa cairá na Terra em janeiro

 divulgação
São Paulo- A nave russa de 13,5 toneladas que falhou em sua missão a Marte deve cair na Terra em 15 de janeiro.

Segundo informações da agência russa Interfax, a Phobos-Grunt deve entrar na atmosfera e pegar fogo, porém entre 20 e 30 fragmentos de até 200 kg devem cair na superfície. As mais de 8 toneladas de combustível tóxico devem entrar em combustão na queda.

O local de queda, e dia exato, ainda são desconhecidos. A estimativa mais recente é o dia 15, e a região atingida pode estar em praticamente qualquer lugar habitado do planeta - entre as latitudes de 51,4 graus norte (na linha de Londres) e 51,4 sul (a ponta da América do Sul).

A missão Phobos teve custo de 165 milhões de dólares e foi lançada em 9 de novembro de 2011; ele deveria viajar até a Lua Phobos, de Marte, pousar em fevereiro de 2013, recolher amostras de material e retornar à Terra. O foguete Soyuz, no entanto, usado para o lançamento, não conseguiu ultrapassar a órbita terrestre. Há mais de dois meses, a nave está girando e “caindo” em direção ao planeta. No momento, ela está a cerca de 180 km de altitude.

A missão é o mais recente fracasso do programa especial russo, que vem enfrentando problemas desde o fim da União Soviética. Em agosto do ano passado, por exemplo, a nave cargueiro Progress, que levava suprimentos à Estação Espacial Internacional, caiu na Sibéria. Lançada pelo foguete russo Soyuz, ela não levava tripulantes.
Fonte:http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/nave-russa-caira-na-terra-em-janeiro-09012012-14.shl

Nenhum comentário: