QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Dengue, informações básicas sobre a doença

Perguntas mais frequentes
1 - O que é a dengue?

A dengue é uma doença transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Quando infectada pelo vírus, a pessoa pode adoecer.

2 - Quais são as principais maneiras de se contrair dengue?

Só existe uma maneira de se contrair a doença: através da picada do mosquito que transmite o vírus.

3 - Que outros mosquitos podem transmitir a dengue?

Nenhum. O Aedes aegypti é o único transmissor da doença.

4 - Quanto tempo após a picada do mosquito a doença costuma se manifestar?

O período de incubação varia de três a quinze dias, mas a média é de cinco a seis dias para os sintomas se apresentarem.

5 - Quais são os principais sintomas da dengue?

Os sintomas mais comuns da Dengue Clássica são febre, dores no corpo, principalmente nas articulações, e dor de cabeça, além de enjôo e vômitos eventuais. Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo e, em alguns casos, sangramento, mais comum na gengiva, o que caracteriza o tipo hemorrágico da doença.

6 - Como se pode reconhecer o Aedes aegypti?

O mosquito da dengue é parecido com o pernilongo comum, e pode ser identificado por apresentar corpo escuro e rajado de branco, além de só atacar durante o dia, mais comumente pela manhã ou no final da tarde, quando as temperaturas são mais amenas.

7 - Pode-se usar inseticida para matar o mosquito da dengue?

Sim, porém a aplicação dos inseticidas atua somente sobre a forma adulta do mosquito. Sua duração não é muito longa. Além disso, não se deve borrifar inseticida em plantas, pessoas ou animais.

8 - Como é feito o tratamento da dengue?

Não existe um tratamento específico para a doença, como uma vacina. A pessoa infectada deve procurar um médico assim que começarem os sintomas. Além disso, deve repousar e ingerir bastante líquido (água, sucos naturais ou chá). Antitérmicos e analgésicos que contém em sua fórmula ácido acetilsalicílico, como a aspirina, não podem ser tomados. Qualquer medicamento deve ser receitado pelo médico.

9 - A dengue pode matar?

Sim. Mesmo na forma clássica, ou tipo 1, a dengue é uma doença que deve ser imediatamente tratada. Caso a pessoa seja portadora de alguma doença crônica, como problemas cardíacos, devem ser tomados cuidados especiais. No entanto, ela é mais grave quando se apresenta na forma hemorrágica. Nesse caso, quando tratada a tempo, a pessoa não corre risco de morte.

10 - Quem já teve dengue uma vez corre o risco de contrair novamente a doença?


Sim, mas dificilmente o mesmo tipo da doença. O paciente pode se contaminar por outro tipo de vírus, diferente daquele com o qual se contaminou antes, o que pode acarretar um comprometimento do quadro clínico e desencadear um dos outros três tipos de vírus.

11 - Qual a diferença entre a dengue clássica e a dengue hemorrágica?

A clássica é mais branda do que a hemorrágica, que pode até causar a morte do doente.

12 - Quais são os sintomas da dengue hemorrágica?

A dengue hemorrágica se manifesta de três a cinco dias depois da clássica. A febre reaparece e causa suor, deixando a pele esbranquiçada e as extremidades frias. É comum o paciente apresentar dor de garganta, queda de pressão, dores no estômago e abaixo das costelas. As hemorragias ocorrem em pequena quantidade. As cólicas e a hemorragia aumentam, atingindo o tubo digestivo e os pulmões.

13 - Existe vacina contra a dengue?

Não, mas existem diversos estudos de cientistas brasileiros e internacionais para desenvolver a vacina contra a doença.

14 - Onde o mosquito da dengue se reproduz?

O Aedes aegypti se densenvolve em locais de água parada e limpa. Por isso é necessário manter recipientes, como caixas d'água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

15 - Piscinas e aquários podem se transformar em criadouros do mosquito?

No caso das piscinas, só se estiverem abandonadas. Caso a água seja tratada, com pH adequado e limpa com cloro, não há qualquer risco de desenvolvimento de larvas do Aedes. É recomendável limpar as bordas das piscinas periodicamente, pois podem servir como depósito para ovos do mosquito.
Não existe risco dos mosquitos se desenvolverem em aquários, já que suas larvas são o prato preferido dos peixes.

16 - O mosquito ataca em ambientes com ar-condicionado?

Não, porque o Aedes não gosta de locais frios.

17 - Produtos como água sanitária, fumo de rolo e velas de andiroba e citronela são eficazes contra o mosquito?

Não existe comprovação científica da eficácia destes produtos.

18 - O uso de Complexo B realmente afasta o mosquito?

Os médicos ainda divergem sobre a eficácia do Complexo B, já que ele funciona de acordo com o metabolismo de cada pessoa.

19 - Somente a fêmea do Aedes é responsável pela transmissão da doença?


Sim. A fêmea do mosquito pica a pessoa infectada, mantém o vírus em sua saliva e o retransmite em novas picadas. Após a ingestão de sangue infectado pelo inseto fêmea, transcorre nela um período de incubação. Após esse período, o mosquito torna-se apto a transmitir o vírus e assim permanece durante toda a vida. O mosquito transmitirá o vírus em todas as picadas que realizar a partir dali.

20 - É possível reconhecer a picada do mosquito da dengue?

Não. A sensação de eventual coceira ou incômodo é semelhante à picada de qualquer outro mosquito.

21 - Qualquer pessoa picada pelo mosquito fica doente?

Não. Muitas pessoas picadas pelo mosquito infectado não apresentam sintomas. Outras apresentam sintomas brandos, que podem passar despercebidos, como uma simples gripe.

22 - Pode-se confundir a dengue com uma gripe comum? Como proceder nestes casos?

Sim, já que os sintomas são parecidos. Para saber a diferença, é necessário consultar um médico.

23 - É possível que uma pessoa infectada não apresente algum dos sintomas da dengue?

Sim, pois os sintomas variam de pessoa para pessoa.

24 - Qual o ambiente preferido pelo mosquito para depositar seus ovos?


O Aedes aegypti se caracteriza por ser um inseto de comportamento estritamente urbano, sendo raro encontrar amostras de seus ovos ou larvas em reservatórios de água nas matas. As fêmeas e os machos do mosquito costumam se alojar no interior das casas. A temperatura mais favorável para o desenvolvimento da larva é entre 25 a 30ºC. Abaixo e acima destas temperaturas o Aedes diminui sua atividade. Acima de 42ºC e abaixo de 5ºC ele morre.

25 - Esvaziar pratinhos e vasos de plantas é suficiente para acabar com ovos e larvas do mosquito?

Não. Os ovos ficam aderidos às laterais internas dos pratos ou ainda nas laterais externas dos vasos. O ideal é optar por pratos que fiquem bem justos ao vaso e lavá-los com água e sabão, utilizando uma bucha para retirada de possíveis ovos.

26 - Quanto tempo de vida tem o mosquito da dengue e quantos ovos coloca?

A fêmea do mosquito vive, em média, 30 dias e chega a colocar entre 150 e 200 ovos de cada vez. Ao longo de sua vida, ela é capaz de colocar seus ovos inúmeras vezes.

27 - Quanto tempo o ovo do Aedes pode resistir até eclodir?

Os ovos sobrevivem às mais adversas situações por mais de um ano, até eclodirem durante as chuvas de verão, período mais propício ao seu desenvolvimento.

28 - Como é feito o diagnóstico da dengue?

Através de exame de sangue. Por isso, ao observar-se os primeiros sintomas, a pessoa deve procurar imediatamente um médico.

29 - As larvas do mosquito se desenvolvem somente em água parada e limpa?

Não. Ele pode se desenvolver também em água contaminada, já que esta também possui os nutrientes necessários para o nascimento do mosquito.

30 - Qual a probabilidade de um paciente com dengue vir a falecer?

No caso da dengue clássica, essa possibilidade é zero. Na dengue hemorrágica, a taxa é de aproximadamente 3%.

Nenhum comentário: