QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Reportagem flagra o descaso com os garotos do Vasco Justiça manda fechar centro de treinamento em Itaguaí onde, em fevereiro, morreu o menino Wendell

POR ADRIANO ARAUJO
Rio - Água racionada, alimentação inadequada e insalubridade: adolescentes que sonham em se tornar ídolos do futebol na categoria de base do Vasco são obrigados a enfrentar dificuldades antes mesmo de entrar em campo. Com sede, muitos chegam a beber água do chuveiro, segundo promotores de Justiça da Infância e da Juventude da capital.
Devido à precariedade, a Justiça determinou que as atividades do CT do clube, em Itaguaí, estão suspensas a partir desta quinta-feira. Em fevereiro, o adolescente Wendel Junior Venâncio da Silva morreu após passar mal no local.
O clube terá que cumprir uma série de determinações no alojamento de São Januário em até 30 dias. O Flamengo, Botafogo e Fluminense também estão na mira dos promotores.
“As condições do alojamento de São Januário e do CT são piores do que as da maioria das unidades destinadas a adolescentes em conflito com a lei. O alojamento tem péssimas condições de higiene e conforto, com infiltrações, camas sem estrado, colchões velhos e armários quebrados. Diariamente, a vida desses jovens é colocada em risco quando são transportados para treinar em um ônibus velho, sem cinto de segurança e com buracos no painel devido à falta de instrumentos”, afirma a promotora Clisânger Ferreira Gonçalves Luzes, da Infância e Juventude.
Condições Insalubres
O vaso sanitário utilizado pelos meninos no centro de treinamento 
| Foto: Divulgação
Ainda segundo promotores, os adolescentes reclamavam de fome e se alimentam em refeitório separado dos funcionários do clube, onde a alimentação é inferior.
“As condições são insalubres. Os alimentos, como a carne, não são bem armazenados, a geladeira tem ferrugem”, conta Clisânger. Entre as medidas da Justiça está a interdição do refeitório. Cerca de 60 adolescentes foram obrigados a tomar banho com garrafas pet por falta de chuveiro e usar um único vaso sanitário com descarga.
Juíza da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, Ivone Ferreira Caetana comparou na sentença as condições enfrentadas pelos adolescentes da categoria de base do Vasco à escravidão. “A postura da agremiação (...) é merecedora do mais veemente repúdio, podendo ser equiparada ao delito de redução à condição análoga à de escravo, o que igualmente malfere e ofende todo o sistema de organização do trabalho”.
De acordo com os promotores, o clube omitiu a existência do CT em Itaguaí, que só foi descoberto após a morte de Wendel. “No dia em que o adolescente morreu, não havia médico no local. Como o lugar é distante, isso pode ter contribuído para morte. O conjunto de elementos, como a falta de alimentação adequada, de hidratação e exames prévios pode ter contribuído para esse trágico acontecimento”, disse Clisânger.
O Vasco informou que não recebeu notificação e que, portanto, não poderia comentar o caso. Os promotores estão fiscalizando ainda as categorias de base do Fla, Flu e Botafogo. “No Flamengo, tem adolescente que guarda seus pertences na mala há um ano porque não tem armário”, conta a promotora Rosana Cipriano Simão.
Fonte:O DIA

Nenhum comentário: