QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

sábado, 19 de maio de 2012

Angra dos Reis na luta antimanicomial


 Angra dos Reis também participou do Dia Nacional do Movimento da Luta Antimanicomial, celebrado na sexta-feira (18), através da Fundação de Saúde (Fusar). Profissionais da Direção de Saúde Mental realizaram evento na Praça General Osório, no Centro, durante todo o dia. Houve exposição de trabalhos artesanais, de uma banda e também dança de capoeira. “Os promotores do evento são os próprios usuários, porque o movimento contra os manicômios teve origem na luta deles”, afirmou a diretora de Saúde Mental da Fusar, Luciene Lemos.

Os trabalhos expostos foram produzidos nas oficinas de artesanato, que ocorrem ao longo do ano nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em Angra. Os usuários são orientados por professores e desenvolvem várias técnicas, como produção de bonecas, costura e pintura de bolsas.

Os Centros de Atenção Psicossocial são “serviços de saúde mental abertos destinados a prestar atenção diária a pessoas com transtornos mentais severos e persistentes”, segundo o Ministério da Saúde. Os CAPS são formados por equipes multiprofissionais, sendo obrigatória a presença do médico psiquiatra, do enfermeiro, psicólogo e assistente social. Além deles, outros profissionais da área de saúde somam-se às equipes.
Os interessados em obter mais informações sobre os diversos tipos de atendimento oferecidos pelos CAPS podem telefonar para as seguintes unidades:

CAPS II – Centro de Atenção Psicossocial: 3365-7345 (São Bento)

CAPS AD – (Usuários de álcool e outras drogas, para maiores de 18 anos): 3365-1880 (Parque das Palmeiras)

CAPS i – (Atende a menores de 18 anos): 3365-5647 (Parque das Palmeiras)

Nenhum comentário: