QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

domingo, 13 de maio de 2012

Inea deverá arquivar o pedido da Transpetro que prevê a duplicação do Tebig

Foto arquivo 
Angra dos Reis
O Inea (Instituto Estadual do Ambiente) deverá arquivar, na próxima semana, o pedido da Transpetro para que o Tebig (Terminal da Baía da Ilha Grande) possa ser duplicado. A informação foi transmitida pelo secretário estadual de Ambiente, Carlos Minc, durante entrevista a uma rádio da capital.
O profissional disse que a duplicação do Tebig implicaria em um maior fluxo de embarcações na Baía da Ilha Grande, que, segundo ele, é a única que ainda se encontra preservada no estado.
- O Inea ainda não decidiu sobre o arquivamento, ele vai fazer isso provavelmente na próxima semana, com base em três relatórios - declarou.
Os documentos a que Minc se referiu foram assinados pelos titulares das três autarquias estaduais em que a obra teria encontrado resistência: Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Regional e Pesca.
O relatório, atestado pelos três titulares das respectivas áreas - Carlos Minc, Júlio Bueno e Felipe Peixoto -, deve justificar a decisão do instituto.
Sobre a mobilização dos políticos da cidade em prol do Tebig, Minc falou que casos parecidos já ocorreram em outras cidades do estado.
- A cidade de Angra é a terceira maior arrecadadora de impostos do estado, perdendo somente para o Rio e Duque de Caxias. O atual terminal não será desativado, claro que se ele fosse duplicado o município teria uma arrecadação maior. Quando não liberamos uma térmica carvão em Itaguaí, quase fomos trucidados na cidade. O mesmo caso ocorreu em Arraial do Cabo, quando queriam a obra do porto e não autorizamos - abordou.
O chefe da pasta de Ambiente apresentou, ainda, justificativas para "abortar" a extensão do terminal angrense: "O Tebig fica a 2 km da Ilha Grande. Talvez seja o pior local de todo o estado para a obra, pois significa mais barcos, mais acidentes. Além do mais, será que um turista virá da Itália ou da França para mergulhar na Lagoa Azul, tendo um navio de petróleo pingando óleo a sua frente? Claro que não".

Sobre a ampliação do Tebig

A solicitação da obra foi enviada em dezembro do ano passado, referendando a ampliação da unidade, que é a maior exportadora de petróleo do Brasil.
A Petrobras previa um investimento de US$ 2 bilhões, para que do Tebig fossem exportados o petróleo do pré-sal e também o abastecimento do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) com óleo da Bacia de Campos.
No ano passado, o Tebig movimentou cerca de 13 milhões de metros cúbicos de óleo. O pedido de licenciamento, que inclui a construção de oito tanques de cem mil metros cúbicos e um novo píer com quatro berços de operações, esbarrou na resistência de três secretarias estaduais: Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Regional e Pesca.

Audiência sobre o Tebig será realizada em Angra

Na próxima quarta-feira, uma audiência pública sobre o Tebig será realizada no Iate Clube Aquidabã, em Angra dos Reis.
A audiência pública será promovida pela Câmara angrense, quando diretores da Transpetro/Petrobras apresentarão à população os dados do projeto de expansão do terminal.
As mesmas informações já foram exibidas em Brasília e no Rio de Janeiro, mas essa será a primeira vez que serão apresentadas em Angra.
Muitos parlamentares já se manifestaram a favor da construção em Angra. Entre eles, o senador Lindberg Farias, que se comprometeu a tratar do assunto diretamente com o governador do estado, Sérgio Cabral (PMDB).
- Chega uma hora em que é preciso ter posição política. Essa decisão não é apenas técnica. Estarei ao lado da população de Angra, num papel de intermediador junto ao governador, assim como fiz com outras questões importantes para o estado. Angra pode contar comigo - ressaltou.

Diário do Vale

Nenhum comentário: