QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

sábado, 12 de maio de 2012

Polícia mata 'matemático' traficante mais procurado do Rio

O traficante mais procurado do Rio, Márcio José Sabino Pereira, conhecido como Matemático, foi encontrado morto na madrugada deste sábado na favela Vila Aliança, em Bangu, Zona Oeste da cidade. Policiais do 14º Batalhão (Bangu), do Batalhão de Choque (BPchoque) e do Batalhão de Operações (Bope), com apoio do 40º BPM (Campo Grande), realizam uma operação no local desde a noite de sexta-feira, quando balearam o bandido, que conseguiu fugir. Por volta das 6h deste sábado, o corpo do traficante foi encontrado por policiais do Batalhão de Choque por volta das 5h, dentro do Gol placa LKX 8687, ao lado da Escola Municipal Pracinha João da Silva, em Bangu.

O secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, procurou minimizar a importância da morte do afirmou que a morte do traficante Matemático. Segundo ele, não é um troféu nem um emblema.

- Não vejo com tanta importância essa morte. É um trabalho que a polícia já vem fazendo. O mais importante é retirar essas pessoas de circulação com a prisão delas e a retomada do território. Já prendemos muita gente e não vejo essa morte como um troféu ou um emblema - disse Beltrame.

Para o secretário, é importante ressaltar o processo de ocupação das áreas antes dominadas pela criminalidade, prometido pela polícia e que vem acontecendo em várias comunidade, e a integração das polícias Civil, Militar e Federal.

- A morte de Matemático é a soma dessas duas ações, que deixa os traficantes vulneráveis e eles acabam presos - disse o secretário ao G1.

O subchefe Operacional da Polícia Civil, delegado Fernando Veloso, afirmou que a captura de Matemático foi resultado de um "ajuste fino" entre as policiais civil, militar e federal.

- Foram meses de trabalho, com as três forças desenvolvendo um trabalho de investigação. Foram várias madrugadas que passamos em claro. O alvo era extremamente difícil, não só pela periculosidade de Matemático, mas também pelas condições do local - afirmou Fernando Veloso.Segundo as primeiras informações, a quadrilha de Matemático teria reagido a tiros à chegada dos policiais, e o traficante teria sido atingido por um tiro que entrou pelas costas e saiu pelo joelho esquerdo, dado por um atirador de elite que estava num helicóptero da Polícia Civil. Comparsas do traficante ainda tentaram socorrê-lo mas, ao perceberem o cerco, fugiram abandonando Matemático.

Ainda de madrugada, a polícia teve a informação de que Matemático havia sido baleado e chegou a fazer buscas pelos hospitais da região a procura dele.

Matemático é um dos bandidos mais procurados do Rio de Janeiro. Recentemente o Disque-Denúncia aumentou de R$ 3 mil para R$ 10 mil a recompensa por informações que levem a sua prisão. Matemático é investigado em 26 inquéritos e tem 15 mandados de prisão expedidos pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e formação de quadrilha.

Desde o início do mês, a polícia vem realizando operações para nas favelas da Coreia e Taquaral, em Senador Camará. Na manhã deste sábado, todas as favelas da região permanecem cercadas. Um dos seguranças de Matemático foi preso, e a polícia continua fazendo buscas atrás do restante da quadrilha e do paiol.

Da Agência O Globo

Nenhum comentário: