QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Melhor escola no ranking do Enem é só para homens

Foto: Colégio São Bento
Foto do Site:Educar para crescer
O Ranking do Enem 2010 foi divulgado na manhã desta segunda-feira (12). Confirmando as previsões do Portal universidade, o resultado sofreu algumas alterações. A escola Vértice que ocupava a primeira posição no passado, perdeu pontos para o Colégio São Bento, do Rio de Janeiro, conhecido por só aceitar meninos.

O Colégio de São Bento do Rio de Janeiro é um estabelecimento de ensino confessional católico, exclusivamente para meninos, dirigido e mantido pelos monges beneditinos do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro.

Polêmica
A discussão sobre a possibilidade de o Colégio São Bento receber meninas gera polêmica há muitos anos. Afinal, um dos melhores colégios do Rio de Janeiro e agora do Brasil deveria continuar mantendo o ensino de excelência apenas para os homens?

Os alunos são unânimes: o melhor para o colégio é continuar com suas regras, já que elas dão bons frutos. O desenvolto Henrique Rondinelli, de 18 anos, outro aluno responsável pela boa nota no Enem 2010, defende a posição da escola.

O colégio sempre foi masculino e alcançou esse nível por focar um tipo de ensino. Não é preconceito, mas acho que temos que manter como está, já que está dando certo. O colégio não age de maneira conservadora.
A questão promete continuar por muito tempo. O São Bento só aceitou professoras a partir de 1960, depois de 112 anos de fundação.
Com turmas do primeiro ano do ensino fundamental à terceira série do ensino médio, horário integral e ensino diferenciado, o preço da mensalidade é alto.

Para que os alunos possam desfrutar de um dos melhores ensinos do país, a supervisora conta que os pais têm que desembolsar cerca de R$ 2.000 mensalmente, o que inclui material escolar, almoço e dois lanches.
- O valor mantém o investimento que fazemos. Mas a gente tem um programa que contempla entre 15% a 20% dos alunos com bolsas de estudo.

Um professor de nível fundamental, da primeira à quinta série, recebe no São Bento, em média, R$ 4.000 por 25 horas semanais. Na cidade do Rio de Janeiro, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o salário médio de um professor fica em pouco mais de um terço desse valor.

O ex-aluno João Gabriel lembrou as palavras do antigo reitor Dom Tadeu de Albuquerque Lopes, falecido em 2010, para justificar o sucesso do Colégio São Bento.
- O segredo da gente é continuar fazendo o que os outros colégios não fazem: ensinar.
Fonte: Correio do Estado, Colégio São Bento

Nenhum comentário: