QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

União e prevenção contra a dengue


Por PMAR
Em entrevista coletiva, prefeito pede parceria à imprensa em relação à divulgação do combate ao mosquito

Foi realizada nesta quarta-feira, 9 de novembro, às 10h, no Salão Nobre da Prefeitura, uma coletiva de imprensa reunindo o prefeito Tuca Jordão, o presidente da Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar), Amílcar Jordão Caldellas, e integrantes do governo municipal a respeito da divulgação das ações de combate e prevenção à dengue na cidade.
Participaram também da reunião os secretários Carlos Alexandre Soares – Governo –, José Carlos Lucas Costa – Defesa Civil –, o presidente da Câmara Municipal, José Antônio – acompanhado de outros vereadores –, e membros do comitê para acompanhamento e suporte à dengue – a coordenadora de Combate à Dengue, agente de vetores Michelle Máximo, o diretor de Vigilância Ambiental, Leonardo de Freitas Almeida, e a médica da Superintendência de Vigilância em Saúde, Cláudia Regina Graça Grego.
Tuca Jordão abriu oficialmente a coletiva se dirigindo aos jornalistas e profissionais da imprensa local, que compareceram em peso ao evento. “Quero pedir ajuda à imprensa no sentido de parceria com a classe na divulgação do combate e da prevenção à dengue, pois, sozinha, a prefeitura não consegue vencer essa guerra”, declarou o prefeito, afirmando que a reunião foi organizada em caráter preventivo, já que o município se encontra num estado de alerta em relação à doença, principalmente quanto à possibilidade de um possível surto de dengue no estado, dos tipos 1 e 4.
O prefeito também divulgou uma novidade ligada ao assunto, que promete oferecer ainda mais força na verdadeira “guerra” contra o mosquito: “Encaminharei à Câmara uma lei dura, para ter acesso aos terrenos baldios e casas de veraneio que, em muitas ocasiões, podem esconder focos do mosquito. A lei será punitiva – incluindo a geração de notificações e, posteriormente, multas – àqueles que não quiserem colaborar”, informou Tuca Jordão, que teve a garantia do presidente da Câmara de que a lei será aprovada o mais rápido possível.

Os membros do comitê para acompanhamento e suporte à dengue também tiveram espaço para divulgar dados e serviços que estão sendo realizados no município, como visitas e inspeções a imóveis e depósitos, mutirões organizados em diversos bairros do município, uso do fumacê e vedação de caixas d’água – este último, em parceria com a Defesa Civil. “Como estratégia para o verão, o comitê vai realizar vários mutirões com a participação de todas as secretarias, em diversas comunidades. Além disso, estamos instalando armadilhas para acabar os ovos do mosquito, ação que foi efetuada na forma de um projeto piloto, em Jacuecanga, e que apresentou sucesso, já que foram destruídos 9 mil ovos”, explicou Michelle Máximo.

Monsuaba vai receber mutirão contra a dengue e atendimento médico

Na próxima quarta-feira, 16 de novembro, as ações de intensificação do combate à dengue terão continuidade, com a realização de um mutirão no bairro da Monsuaba – seguindo depois para Jacuecanga. Várias localidades do município irão receber a ação, e a participação da população também é fundamental. “A dengue é uma preocupação mundial. Nosso trabalho só vai ter êxito se contar com a atuação não apenas da prefeitura e da Secretaria de Saúde, mas também da população”, declarou o presidente da Fusar, Amílcar Jordão Caldellas. Além do mutirão, que também incluirá a participação de secretarias, autarquias e fundações do governo municipal, serão disponibilizados aos moradores serviços oftalmológicos e odontológicos, entre outros, por meio de unidades móveis de saúde.
Depois das explanações, os jornalistas presentes puderam tirar suas dúvidas relacionadas ao assunto. 
A população, por sua vez, também tem a chance de se esclarecer quanto ao tema através do disque-dengue municipal, pelo telefone (24)3377-7808. 
Na internet, as páginas do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br) e do Governo do Estado (www.governo.rj.gov.br) também possuem informações sobre a dengue e os cuidados para evitá-la.

Nenhum comentário: