QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

domingo, 19 de agosto de 2012

Para fazer perucas, presas do ES doam cabelo a pacientes com câncer


Em um gesto de solidariedade, 40 detentas da Penitenciaria Feminina de Cariacica, no Espírito Santo, cortaram e doaram parte dos seus cabelos para a confecção de perucas naturais que serão usadas por pacientes com câncer. As mechas de cabelo foram entregues para a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), na última semana, em uma cerimônia que reuniu pela primeira vez presas de regimes diferentes no mesmo espaço.

A iniciativa partiu da equipe técnica do presídio, segundo a diretora Mônica Tamanini, que já conhecia o trabalho da Afecc. “Como existe a demanda normal de corte de cabelo, surgiu a ideia de incentivar quem quisesse a cortar mais e doar para fazer as perucas. Quarenta pessoas se dispuseram e uma interna que é profissional da área fez os cortes. O trabalho durou 15 dias, até que todas cortassem os cabelos e guardassem as mechas”, conta.

No dia marcado para a entrega dos cabelos, pacientes em tratamento de câncer no Hospital Santa Rita foram até o presídio, junto com profissionais da Afecc e do cabeleireiro voluntário Dirceu Paigel, responsável pela confecção das perucas.

“Fiquei muito emocionada em ver tamanho gesto de amor. Tive que me conter para não chorar. Lembrei do início do meu tratamento e de todas as dificuldades que passei. Da perda de cabelo, as náuseas causadas pela quimioterapia. Me vi um pouco no olhar daquelas mulheres”, disse a paciente Luciana Cardoso, 53 anos, que teve câncer de mama.

“Elas trouxeram os cabelos, dizendo que era tudo o que tinham, mas que era com muito amor. Foi muito emocionante”, conta o cabeleireiro.

Fonte: G1

Nenhum comentário: