QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

domingo, 27 de janeiro de 2013

Chuvas deixam 62 pessoas desalojadas em três bairros de Angra

 Eles estão em abrigos até que a situação normalize

As ruas do Parque Mambucaba ficaram alagadas
( Dados da Defesa Civil de Angra)
A chuva deste sábado, 26, em Angra dos Reis deixou 62 pessoas desalojadas em três bairros. Choveu em apenas um dia mais de 74 mm. Na escola municipal Frei Bernardo, no Parque Mambucaba, 32 pessoas foram abrigadas temporariamente. Já os sete desalojados da região conhecida como Vaquejada, no Bracuí, foram levados para a escola Salomão Reseck, no Frade. E, na escola municipal Morada do Bracui, no condomínio de mesmo nome, 23 pessoas foram abrigadas. Todos ficaram desalojados por causa de alagamentos e poderão retornar às suas casas.

O Parque Mambucaba foi o bairro com o maior índice pluviométrico nas últimas 24 horas. Choveu 190 mm entre a tarde de sábado e a manhã deste domingo. 150 mm foram registrados em apenas cinco horas, o que acabou causando transbordamento do rio Mambucaba. No Frade, choveu 148 mm. Nenhuma ocorrência de deslizamento foi registrada pelas equipes da Defesa Civil.

Nesta manhã, a chuva deu uma trégua, mas à noite deve voltar a chover fraco ou de forma moderada, mas como a maré estará baixa, a Defesa Civil descarta a possibilidade de novos alagamentos. A maré mais alta foi registrada às 2h54, de 1,2 metro.

Todas as equipes da secretaria de Defesa Civil continuam nos bairros dando assistência às famílias desalojadas e verificando se ainda há risco de deslizamentos em alguns pontos. O secretário Marco Oliveira orienta que as famílias que estiverem em risco saiam de casa.

— É melhor procurar rápido um abrigo seguro mais próximo ou ir para a casa de amigos ou parentes até que a situação se normalize. Os avisos SMS também têm sido uma importante ferramenta de comunicação — frisa ele, lembrando que regularmente a Defesa Civil envia milhares de alertas nos telefones com orientações de segurança e informes sobre a previsão do tempo.

O SMS é um sistema de informações através de telefones celulares com o envio de mensagens para alertar e/ou indicar a saída dos moradores que residem em áreas de risco de deslizamentos ou alagamentos, para pontos de reunião pré-estabelecidos, quando houver a possibilidade de qualquer chuva forte.

Matéria Escrita em 27/01/2013 11:46:52 por Francisco Júdice.

Um comentário:

Anônimo disse...

tb querem fazer casas as margens dos rios e embaixo de barrancos, absurdo!