QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Dengue deixa cidade em estado de alerta

 Índice aponta maior risco de infestação nas regiões da Japuíba, Jacuecanga Centro e Parque Mambucaba.

 A secretaria municipal de Saúde de Angra dos Reis está em estado de alerta com a possibilidade de aumento no número de casos de dengue na cidade. Na primeira semana de janeiro, a Prefeitura de Angra realizou o Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e obteve um resultado global de 2,2%, Isso significa que entre os domicílios pesquisados, pelo menos 2% possuem depósitos favoráveis ao mosquito. Esse dado indica, segundo os critérios do Ministério da Saúde, que a cidade está em alerta para a doença. Foram pesquisados pela Vigilância Ambiental, mais de 4,5 mil imóveis.

— Estes não são dados novos, pois em 2011 já encontrávamos índices próximos a 1,9%, mas significa que não podemos relaxar e devemos aumentar as medidas contra a dengue — explica o secretário municipal de Saúde, Dr. Carlos Vasconcellos.

Ainda de acordo com o médico, já nos primeiros dias do novo Governo, com base nos dados encontrados, já foram tomadas algumas medidas importantes. Ele destaca:

a) Convocação de todos os profissionais afastados do trabalho de campo para aumentar o número de domicílios visitados por dia.
b) Aumento da vigilância nos serviços de saúde, principalmente nas emergências, para identificar os casos mais rapidamente.
c) Reforço aos profissionais de saúde para que notifiquem os casos suspeitos.
d) Realização de pulverização (fumacê) nos bairros com maior infestação.

O Levantamento do Índice de Infestação também apontou os bairros com maiores riscos para a proliferação do mosquito. Estão em estado de alerta, o Areal, Nova Angra, Campo Belo, Centro, Marinas, Japuíba, Jacuecanga e o Parque Mambucaba.

— Estamos atentos ao comportamento da doença. As informações serão divulgadas e as medidas serão ampliadas caso haja aumento do número de casos. Se todos fizermos a nossa parte evitaremos os transtornos — garante Vasconcellos.

Em relação aos casos já notificados da doença, a diretoria de Vigilância Epidemiológica informou que até o dia 25 de janeiro estão confirmados quatro casos de dengue na cidade. Os casos suspeitos, ou seja, que aguardam confirmação através de exames complementares, somam 142. Nenhum óbito por dengue foi registrado até a data.

Recomendações sobre a doença

A secretaria de Saúde reforça a importância de, ao apresentar os sintomas da doença (febre alta, acompanhada de dores pelo corpo e atrás dos olhos e perda do apetite) procurar atendimento médico imediatamente, seja nas unidades básicas ou de emergência, para avaliação médica e, eventualmente, a realização de exames de laboratório. Também lembra sobre a importância de aumentar a ingestão de líquidos e não se automedicar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bem teve concurso a pouco tempo vamos chamar esse povo pra melhorar o quadro na minha casa mesmo ninguém passa precisa de mais funcionarios

Anônimo disse...

O que acontece é o seguinte: funcionários tem, sim , porém a maioria está desviada de suas funções, trabalhando em outros órgãos. Tem gente da Prefeitura na Câmara, tem gente da Educação na Turisangra,tem gente da Câmara na Prefeitura, ou seja, tudo continua como antes, nada mudou,e o nepotismo deslanchou, e quem sofre as consequencias é o povão.