Pesquisadores europeus criam traqueia sintética e salvam vida de paciente com câncer neste local. A criação do órgão artificial é resultado da mistura entre nanotecnologia e engenharia de tecidos.
Noticiado pela rede britânica "BBC", o transplante durou 12h e foi feito a cerca de um mês. A equipe considera o feito um sucesso. Coordenada pelo italiano Paolo Macchiarini, a cirurgia ocorreu na Suécia, no Hospital Universitário Karolinska.
O paciente tinha um tumor do tamanho de uma bola de tênis que ameaçava sufocá-lo. A única solução era removê-lo, juntamente com a traqueia de Beyne. Para substituir o órgão perdido, foi feita uma imagem tridimensional dessa parte do corpo do geólogo. A partir daí, foi possível a recriação.
Os dados em 3D serviram de molde virtual para a equipe da University College de Londres. Com o material usado, a chance de rejeição são mínimas, células do próprio paciente crescem sobre o órgão artificial. O projeto foi liderado por Alexander Seifalian e patenteado pela universidade britânica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário