O Serviço de Operações de Emergência (Sopea) do Inea recebeu a informação sobre o acidente, provocado por falha humana, na sexta-feira (16/12). O navio estava se dirigindo ao estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis, para manutenção. A Superintendência Regional Baía de Ilha Grande e o Ibama foram acionados, mas as condições climáticas impediram o início do trabalho previsto no plano de contingência. A empresa, conforme a legislação, deverá ser multada pela Capitania dos Portos devido ao acidente.
O sobrevoo feito neste sábado constatou que a mancha está se diluindo naturalmente, transformando-se numa fina lâmina que impede o recolhimento. Embarcações farão então a dispersão mecânica do óleo com jatos d´água. O Inea vai continuar monitorando o trabalho e a trajetória da mancha.
O Inea alerta que o sobrevoo feito neste sábado mostrou uma grande quantidade de material orgânico lançado às praias da Zona Sul, especialmente Barra da Tijuca e Copacabana, após a chuva de sexta-feira. O instituto alerta a população para que evite o banho de mar nestas áreas por 24 horas após a ocorrência de chuvas, conforme já especificado nos boletins de balneabilidade.
Os boletins podem ser acessados no endereço www.inea.rj.gov.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário