QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

sábado, 17 de dezembro de 2011

Vazamento de óleo em Angra dos Reis está controlado,embarcações farão dispersão mecânica do óleo com jatos d´água, diz Inea

A presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Marilene Ramos, informou neste sábado (17/12) que o vazamento de 10 mil litros de óleo do navio FPSO Cidade de São Paulo, da empresa Modec, que faz trabalho de manutenção na Bacia de Campos, já está controlado. As equipes de emergência do Inea sobrevoaram pela manhã o local do acidente, próximo à Ilha Grande, em Angra dos Reis, e constataram que o óleo está diluído e não tem mais condições de ser recolhido, motivo pelo qual será feita a dispersão mecânica.

O Serviço de Operações de Emergência (Sopea) do Inea recebeu a informação sobre o acidente, provocado por falha humana, na sexta-feira (16/12). O navio estava se dirigindo ao estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis, para manutenção. A Superintendência Regional Baía de Ilha Grande e o Ibama foram acionados, mas as condições climáticas impediram o início do trabalho previsto no plano de contingência. A empresa, conforme a legislação, deverá ser multada pela Capitania dos Portos devido ao acidente.

O sobrevoo feito neste sábado constatou que a mancha está se diluindo naturalmente, transformando-se numa fina lâmina que impede o recolhimento. Embarcações farão então a dispersão mecânica do óleo com jatos d´água. O Inea vai continuar monitorando o trabalho e a trajetória da mancha.

O Inea alerta que o sobrevoo feito neste sábado mostrou uma grande quantidade de material orgânico lançado às praias da Zona Sul, especialmente Barra da Tijuca e Copacabana, após a chuva de sexta-feira. O instituto alerta a população para que evite o banho de mar nestas áreas por 24 horas após a ocorrência de chuvas, conforme já especificado nos boletins de balneabilidade.
Os boletins podem ser acessados no endereço www.inea.rj.gov.br.

Nenhum comentário: