QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

SOPA “Stop Online Piracy Act“

Desde a semana passada, o SOPA é um dos assuntos mais comentados na internet. É provável que você tenha ouvido falar disso, mas não tenha entendido exatamente do que se trata. Ou como isso pode afetar sua vida — se é que pode. Aproveitando que quinta-feira é dia de tecnologia por aqui, decidimos explicar a polêmica.
O SOPA — sigla para “Stop Online Piracy Act“, ou “Ata para Parar com a Pirataria Online” em tradução livre — é um projeto de lei que deve ser votado até o final deste mês pelo Congresso dos EUA. Se ele for aprovado, detentores de direitos autorais poderão bloquear (mesmo que não tenham ordem judicial) qualquer site que infrinja um copyright. Ok, mas o que isso significa?

Sabe quando você grava um vídeo daquela sua jogatina na madrugada e coloca uma música de fundo? Ok. Vamos supor que ela esteja protegida por direitos autorais. Hoje, o site simplesmente remove seu vídeo do ar. Mas se o SOPA estivesse valendo, a empresa responsável pelo copyright da música poderia “derrubar” o YouTube inteiro.

Por que “derrubar” assim, com aspas? Porque na prática o site continuaria acessível. Ele seria, na verdade, removido do DNS. Tá, mas o que é “DNS”? É uma espécie de “maquiagem para endereços de sites”. Explico: na verdade, sites e serviços da internet rodam em IPs, e não em endereços com texto. Por exemplo, é graças ao DNS que você consegue acessar o bLU!G digitando “http://blogs.levelupgames.com.br” ao invés de um número tipo “575.146.48.874″*. Ou seja: você digita o endereço como conhece, o DNS “traduz” para o número IP e “informa” seu computador. Pronto.

Nenhum comentário: