QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Apagões a vista

Reservatórios no limite
Os reservatórios de energia hidrelétrica das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste terminaram 2012 muito próximas do limite para o abastecimento de energia destas importantes regiões do país. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o Nordeste fechou dezembro com 32,2% de sua capacidade (o limite mínimo para a região é 34%), enquanto o Sudeste/Centro-Oeste terminou o ano com apenas 28,8 % (0,8% acima da linha de risco). A situação não melhorou nem mesmo com o dezembro mais chuvoso da história da cidade de São Paulo (397,6 milímetros).

De acordo com os modelos numéricos de previsão do tempo e do clima, estas regiões deverão ter uma continuidade da chuva irregular pela frente, impedindo o abastecimento adequado dos reservatórios de energia do Brasil. A expectativa é de temporais isolados e irregulares, a exemplo do que já ocorreu no mês de dezembro e neste começo de janeiro. Isso significa poucos dias com chuva muito forte e vários dias sem chuva, ou com precipitação esparsa e fraca.

De acordo com Alexandre Nascimento, meteorologista da Climatempo, este tipo de chuva não é a ideal para a situação atual das reservas hidrelétricas. “Para resolver o problema, deveria ocorrer a formação de um fenômeno meteorológico conhecido tecnicamente como ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) para haver a recuperação dos reservatórios do Sudeste e do Nordeste. E as condições estão, neste exato momento, desfavoráveis a essa ocorrência”, explica.

Para que houvesse a recuperação plena, ou ao menos satisfatória dos reservatórios, o tempo deveria fechar agora e deixar as regiões com três ou quatro semanas sem sol e debaixo de muita chuva. De acordo com a Climatempo, porém, não é isso que deve acontecer. Há a possibilidade de chuva até o dia 10 de janeiro, mas depois, seguirá um período mais seco e quente e, apenas no fim do mês, volta o período mais úmido novamente.

Ainda segundo Alexandre, o problema não para por aí. “Sem a formação de alguns períodos com ZCAS, devemos fechar janeiro e fevereiro com menos chuva do que o normal. Depois não deve haver recuperação, pois já devemos entrar no período climatologicamente mais seco. Ou seja, os reservatórios devem deixar o período úmido com menos de 40% de sua capacidade total e a “bomba” pode vir ao longo do ano de 2013”, conclui

Nenhum comentário: