QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

domingo, 3 de julho de 2011

Campanha sobre hanseníase será feita em 6 de julho na Unidade ESF do Frade

Unidade ESF do Frade contará com parceria da Secretaria Estadual de Saúde
A Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar), através do Programa de Controle da Hanseníase, realizará no dia 6 de julho uma campanha sobre a doença. O evento, na unidade de Estratégia de Saúde de Família (ESF) localizada no bairro do Frade, será feito de 9h às 17h. “Uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde virá até Angra dos Reis fazer o atendimento ao público junto com nossos profissionais”, disse a coordenadora do programa, Eliane Souza.

Atualmente o atendimento aos pacientes de hanseníase é centralizado no PAM, no centro da cidade. Segundo a coordenadora, um dos objetivos da Prefeitura de Angra e do governo estadual é iniciar um processo de descentralização, para facilitar o acesso aos serviços pelos moradores. “A hanseníase tem cura, mas para atingi-la é necessário que o morador faça o tratamento o mais rapidamente possível”, informa Eliane. Para isso, deve observar se há manchas pelo corpo, em que não tem sensibilidade à dor, que não coçam e que geralmente aumentam em número.

O tratamento é feito com um remédio, fornecido pelo médico na hora do atendimento. Depois o paciente deve ir uma vez por mês no PAM (Centro) receber outra dose. Mas desde o primeiro dia, ele recebe uma cartela com a medicação para ser tomada em casa, todos os dias. “No PAM existe a dose supervisionada, quando a pessoa recebe e ingere o comprimido na hora”, explica Eliane Souza. A duração do tratamento pode ser de seis meses ou de até um ano, dependendo do número de manchas no corpo.

Quem quiser obter mais informações sobre a hanseníase, detalhes do tratamento e outras, pode telefonar para 3377-8681, número do Programa de Controle.

Nenhum comentário: