QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

sábado, 28 de abril de 2012

Embarcações clandestinas prejudicam atividade turística em Angra dos Reis

 Wagner Rodriguez
As embarcações clandestinas que realizam passeios para diversas ilhas de Angra estariam prejudicando o setor de turismo da cidade. Segundo o presidente da TurisAngra (Fundação de Turismo), Hique Carloni, a falta de padronização no atendimento ao turista é um dos problemas, além da concorrência desleal com as empresas legalizadas.

- Essas embarcações prejudicam o setor pela falta de padronização no atendimento aos turistas, assim como no recolhimento de impostos aos cofres públicos, e ainda são uma concorrência desleal com as empresas e embarcações legalizadas - disse.

Carloni se reuniu na semana passada com representantes de agências náuticas para discutir problemas e propostas pertinentes ao segmento. A TurisAngra vem realizando encontros com os diversos setores do turismo com o mesmo objetivo: identificar os problemas, traçar soluções e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos.

O presidente da fundação também destacou que ouvir o setor é importante para que seja criada uma lei específica para o turismo no município - que é uma de suas intenções.

- Queremos criar um código de posturas para o turismo, para que possamos melhorar a fiscalização e a qualidade dos serviços - afirmou Carloni.

Segurança

Na reunião com as agências de turismo náutico - responsáveis por passeios de barco - um dos temas mais discutidos foi a segurança das embarcações e passageiros. A proposta é que sejam oferecidos cursos de primeiros socorros e segurança no mar para profissionais do setor, como marinheiros e também patrulheiros de turismo.

Também foram discutidas formas de se ordenar a venda de passagens para passeios marítimos, legalização dos prestadores de serviços náuticos, manutenção e conservação dos cais e ordenamento do descarte do lixo vindo da Ilha Grande, que vem sendo feito em local próximo de onde há grande circulação de turistas. No Cais Santa Luzia, a TurisAngra pretende instalar lixeiras maiores e também uma cobertura, visando o conforto de turistas e moradores que circulam próximo ao local de embarque e desembarque.
Capitania dos Portos continua fiscalização

Com o objetivo de reprimir a circulação de embarcações clandestinas no mar de Angra, a Capitania dos Portos tem realizado diversas ações de combate a este tipo de atividade. AS fiscalizações são rotineiras, sendo intensificadas durante a alta temporada.

Segundo a Capitania, as embarcações são fiscalizadas nos locais de partida, durante o tráfego marítimo e nos locais de parada, que são descritos no roteiro da viagem e são entregues ao órgão.

Na Operação Verão 2012, a Capitania dos Portos inspecionou 1.921 embarcações, e notificando 398 delas por diversas irregularidades.

Quando ocorre a maior operação realizada pelo instituição militar, mais de 100 militares são mobilizados, contando com o apoio de

dez embarcações, um helicóptero da Força Aeronaval e um navio patrulha do Grupamento Naval do Sudeste. Toda área da Baía de Ilha Grande é fiscalizada, com foco nas áreas com maior tráfego de embarcações de transporte de passageiros, turismo

Diário do Vale 

Nenhum comentário: