QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

domingo, 22 de abril de 2012

Dilma bate recorde, mas maioria quer Lula em 2014, diz Datafolha

Divulgação/ Instituto Cidadania
Lula e Dilma: prestígio de padrinho político ainda é forte, diz pesquisa
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não foi esquecido pela maioria dos brasileiros. Pelo menos, é o que mostra uma pesquisa do Datafolha divulgada pela Folha de S.Paulo neste domingo.
Diante do recorde de popularidade da presidente Dilma Rousseff, o instituto decidiu testar sua capacidade de pleitear a reeleição em 2014. Para tanto, perguntou aos entrevistados quem eles preferem na disputa a presidente pelo PT: Lula ou Dilma.
A maioria, 57%, optou por Lula; 32% escolheram Dilma; 6% não quiseram nenhum dos dois; e 5% não souberam responder.
O jornal afirma, no entanto, que há empate técnico entre Dilma e Lula nos grupos capazes de influenciar a opinião pública. É o caso dos eleitores com renda acima de dez salários mínimos, em que Dilma tem 48% das preferências, contra 45% de Lula.
Na população com nível de ensino superior, 42% preferem a atual presidente e 41%, o seu antecessor e padrinho político.
Recorde
A pesquisa do Datafolha mostra, ainda, que Dilma atingiu seu recorde de popularidade, após um ano e três meses de mandato. O governo comandado por ela é avaliado como ótimo ou bom por 64% dos entrevistados.
No mesmo período de seu primeiro mandato, Lula contava com 38% de aprovação. Já Fernando Henrique Cardoso tinha 30% de apoio. Mesmo no segundo mandato de Lula, a taxa para esse período foi de 55% de ótimo e bom.
O jornal afirma que a aprovação de Dilma cresceu em praticamente todas as faixas de renda.

Nenhum comentário: